28/09/2009

28 de setembro – Dia do Fazendário

Fonte: Sintaf
 
Melhoria, crescimento, avanço. Isso é desenvolvimento. É mais comida na mesa, é escola de qualidade, um posto de saúde perto de casa, minha rua pavimentada. Isso é desenvolvimento. Desenvolvimento não é um conceito abstrato. Ele é, antes de tudo, um processo dinâmico de mudança e evolução, que deve ser realizado na melhoria da qualidade de vida e bem estar das pessoas. E por trás dele está o trabalho dos fazendários.

Pode parecer difícil e complicado entender o que esses homens e mulheres fazem, mas é o resultado do seu trabalho de fiscalizar e recolher os tributos devidos ao Estado que torna possível a geração de políticas de distribuição do patrimônio e da renda, capazes de satisfazer as necessidades sociais essenciais da população como a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o acesso ao trabalho.

Cabe, portanto, ao Estado realizar a correta aplicação do dinheiro arrecadado, para que os efeitos sociais sejam sentidos pela sociedade porque o objetivo-fim do tributo deve ser o de obter o maior benefício social possível, em cada centavo gasto ou aplicado, por meio da mais justa alocação dos recursos públicos.

E mesmo num cenário financeiro adverso, enquanto a União anuncia queda na arrecadação, o Estado do Ceará, graças ao trabalho dos fazendários estaduais, incrementa a sua receita e garante os recursos necessários para a concretização das suas ações sociais. Um resultado que nada mais é do que reflexo da firme atuação do Fisco e da crescente qualificação de seus profissionais.

Portanto, nada mais justo que o reconhecimento e a valorização desses servidores tão essenciais para a construção de um Estado mais justo para todos.

Parabéns a todos os fazendários. É por meio do seu trabalho que o desenvolvimento chega a todos os cearenses.

Homenagem da Diretoria Colegiada do Sintaf/Ce