04/03/2009

3,8 mil entregam declarações do IR no CE

Fonte: Diário do Nordeste
 
A entrega de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2009 no primeiro dia, no Ceará, ficou dentro da margem que a Receita Federal projetava. “Recebemos 3.852 declarações. Muita gente corre para a data inicial com o objetivo de garantir sua restituição já no primeiro lote”, informou Osvaldo Carvalho Filho, assessor de comunicação da Receita no Ceará.

O mesmo motivo da pressa dos cearenses levou a Receita Federal a registrar recorde de entrega de declarações de IR no Brasil. Em todo o País, 142,6 mil contribuintes enviaram o documento somente na última segunda-feira. A procura chegou a causar lentidão no site da instituição, onde o programa gerador é fornecido.

A expectativa da Receita é que cerca de 25 milhões de contribuintes prestem contas neste ano, 800 mil a mais do que em 2008. No Ceará, a estimativa é que sejam enviadas cerca de 530 mil declarações.

O prazo termina no dia 30 de abril, à meia-noite. Depois dessa data, o contribuinte já paga multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. A expectativa é que 99% façam a entrega pela internet.

Além do site da Receita Federal, a declaração do IRPF 2009 também pode ser feita em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal ou em formulário nas agências e nas lojas franqueadas dos Correios. O formulário custa R$ 4,00.