30/09/2017

AAFEC participa do programa Ecoenel

                          

Atenta ao interesse comum e a responsabilidade social, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC participa do programa Ecoenel enquanto entidade que se preocupa com o meio ambiente e mobiliza seus associados a participar. O programa Ecoenel é referência e tem reconhecimento nacional e internacionalmente como uma das maiores ações de sustentabilidade e economia. 

Qualquer pessoa ou entidade pode participar do Ecoenel. Os clientes devem levar aos postos de coleta do programa o material reciclável que descartam em suas casas ou entidades: papel, vidro, metal, plástico, entre outros objetos. Em troca, recebem bônus na sua conta de luz, ou na conta de luz de outra unidade consumidora. Ou seja, o cliente pode doar seus bônus para uma instituição beneficente, por exemplo. Todos os resíduos arrecadados pelos clientes são repassados a recicladores, que garantem a destinação correta dos materiais.

Durante dois anos, a AAFEC juntou restos de materiais gráficos de divulgações que sobrava das edições de jornais e eventos anteriores, papeis rascunhos e pilhas; e levou a um posto de coleta da Econel. Em troca, ganhou bônus na conta de luz da sede, frequentada por muitos sócios diariamente, de segunda a sexta-feira. A troca de lixo por bônus na conta mexe também com a economia e a administração da entidade. A Associação ganhou um cartão para continuar fazendo a reciclagem e a troca de resíduos sólidos pelo desconto da energia. 

A AAFEC realiza esta ação, não apenas para conseguir descontos, mas para conscientizar e mobilizar seus associados a fazerem o mesmo. Realizar ações como esta é pensar no próximo e no mundo. Os benefícios da sustentabilidade são muitos: economia de energia, preservação dos recursos naturais, diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado (aumento da vida útil dos aterros e diminuição das despesas com a coleta), diminuição dos impactos ambientais, geração de empregos diretos e indiretos, incentivo às atividades envolvidas com a reciclagem, implantação de micro-empresas recicladoras, etc. 

Pense positivo, recicle suas ideias e seu lixo!