01/02/2012

Arte, cultura e muita emoção na comemoração do Dia do Aposentado


O Dia do Aposentado, comemorado no último dia 24 de janeiro, teve um sabor especial para os fazendários cearenses. Nesta terça-feira, 31, o Sintaf e a AAFEC promoveram uma manhã cultural com direito a café da manhã, apresentações artísticas e homenagens. Destaque para as apresentações do Coral da Sefaz, do grupo de teatro da Fazenda, o Fazend'Art, e o grupo de artes da AAFEC, além do lançamento do livro "A História do Fisco Cearense", do fazendário Cicinato Ferreira Neto.
 
O Coral da Sefaz deu as boas-vindas aos fazendários com uma apresentação belíssima e emocionante, marcada pela interação com a platéia e pela qualidade vocal exuberante de seus componentes, sob a batuta da regente Aparecida Silvino. No repertório, clássicos da nossa MPB, como “Carinhoso”, “Falando de amor”, “Você” e “Chega de saudade”. 
 
Em seguida, o diretor de Organização do Sintaf, Ângelo de Araújo, afirmou que era um motivo de grande alegria para o Sintaf comemorar o Dia do Aposentado, uma vez que eles “construíram e estruturaram, com muito sangue e suor, essa Casa”. Para Ângelo, essa contribuição importante que os agora aposentados deram para a Sefaz faz aumentar a responsabilidade dos atuais fazendários da ativa para que também deixem a Casa em boas condições para as gerações futuras.  
 
Na sequência, o presidente da AAFEC, Clóvis Veras, reiterou a importância de se estar comemorando o Dia do Aposentado, mas também deixou evidente a relevância de celebrar a união entre a AAFEC e o Sintaf. Clóvis pontuou que as entidades fazendárias devem sempre buscar, nas suas políticas voltadas à aposentadoria, condições concretas e objetivas que proporcionem uma vida digna aos aposentados. Finalizando sua fala, deixou uma saudação final: “A todos os aposentados fazendários, o nosso respeito e gratidão”.
 
O representante da Administração Fazendária, Pedro Júnior, afirmou na sequência que aqueles que estão sendo homenageados “estão aposentados, mas não são inativos; estão, a bem da verdade, em atividade dentro do seu papel de aposentado”. O representante da Administração ainda parabenizou Cicinato Ferreira pela riqueza do livro e estendeu os parabéns ao Sintaf e à AAFEC pelo apoio à publicação, à cultura e ao evento. 
 
O valor da história
 
 
Em seguida, o livro “História do fisco cearense” foi lançado oficialmente e a palavra foi concedida ao seu autor. Cicinato Ferreira Neto abordou inicialmente acerca de importância da Fazenda ao longo da história do Ceará. Nas pesquisas para a elaboração do livro, ele encontrou diversas referências e documentos que atestavam que “a ação da Sefaz, ao longo dos seus 175 anos de história, foi considerada, na grande maioria das vezes, muito benéfica para toda a sociedade”. 
 
Segundo o autor, todos os governos republicanos cearenses tiveram a Sefaz como ator principal na condução econômico-administrativa do Estado. Contudo, fez questão de deixar claro que a Sefaz só é e sempre foi importante porque foi e é construída por trabalhadores que se empenharam e dedicaram-se em suas funções. “A história da Sefaz é a história dos fazendários”, pontua Cicinato. Por fim, agradeceu o Sintaf, a Fundação Sintaf e a AAFEC “por receber o livro de braços abertos”. 
 
Merecida homenagem
 
 
Após o lançamento do livro, o fazendário aposentado Carlos Alberto Mendonça, o “Major”, foi agraciado, em nome de todos os aposentados, com uma Comenda pelos seus mais de 50 anos de serviços prestados à Sefaz e à categoria fazendária. O diretor de Aposentados do Sintaf, Abraão Sampaio de Lacerda, conduziu as honrarias, destacando os diversos elogios que Carlos Alberto Mendonça recebeu durante sua vida funcional. Muito emocionado, o Major frisou que estava muito feliz, não por ego ou vaidade em receber a homenagem, “mas por fazer farte da família fazendária, por compor, com muito orgulho, essa categoria”. “O maior mérito, o maior título que recebi em todos os meus anos na Fazenda foi o de ser fazendário”, finalizou. 
 
Fazendo arte
 
 
O grupo de teatro Fazend’Art também marcou presença, com a esquete “Qualquer semelhança é mera coincidência. No palco, Flaviano Mariano e Fernanda Bessa não só arrancaram risos da plateia como a fizeram refletir sobre os novos horizontes que se descortinam com a aposentadoria. Fechando a manhã cultural, o grupo de artes da AAFEC apresentou dois monólogos: um com Juanita Mota – “a produtora de moda” – e outro com Batista – na pele do delegado aposentado que relembra a “confissão de um caboclo”, texto baseado em conto de Zé da Luz. 
 
Fala, fazendário!
 
“Foi um momento de muita importância, posso até dizer ‘de glória’, para todos aqueles que trabalharam em prol da Sefaz. Eu me orgulho em fazer parte dessa entidade; aqui trabalhei por 42 anos e ainda hoje faço parte da AAFEC, faço parte da diretoria. Tenho a Sefaz como meu segundo lar e achei uma homenagem significativa para todos nós” - Manoel do Nascimento Oliveira
 
“Eu vi com muita satisfação e alegria essa homenagem do Sintaf e da AAFEC. Foi um momento em que a gente se reuniu, vimos pessoas há tempos não encontrávamos. Foi uma festa e uma congratulação muito boa; o Coral se apresentou muito bem. Eu acho que todos estão de parabéns!” - José Nagib Pontes
 
 
Fonte: Sintaf/Ce