08/06/2009

Convite: lançamento do livro "Pelos Caminhos da Vida"

A Diretoria da AAFEC convida para o lançamento do livro“Pelos caminhos da vida” do associado Wagner Vitoriano Bezerra a ser realizado no dia 17 de junho, às 10h, no auditório da AAFEC. Confira entrevista com o autor.
 

Wagner entrevista Wagner

O que fez você escrever um livro?

Acho que foram as constantes lembranças dos meus pais, dos meus irmãos, já falecidos e da minha infância querida que os tempos não voltam mais.

E o por quê do nome “Pelos Caminhos da Vida”?

Porque nele eu conto grande parte das minhas memórias, desde a minha infância até os dias atuais, incluindo nestas as estórias dos que conviveram e ainda convivem comigo.

Este é o seu primeiro livro? Pretende escrever outros livros?

Sim. Pretendo e se Deus quiser eu vou escrever. Eu já tinha ouvido falar que quem escreve um livro, sempre quer escrever outro, principalmente quando o livro agrada ao autor.

É difícil escrever um livro? E quanto ao português?

Hoje, com o recurso do computador e a pessoa escrevendo com simplicidade e tendo humildade de mandar um profissional fazer a revisão, não é difícil. Talvez o mais difícil seja fazer o livro e manda-lo imprimir.

E fazer um livro não é o mesmo que escrever?

Não, para escrever um livro não precisei de muita ajuda. Agora, para fazer, precisei sim! Para começar, pedi ajuda de um professor de Computação da AAFEC, o Daniel, indicado pela presidente Elenilda, que me ensinou os primeiros passos. Depois, contratei um professor que me dava aula duas vezes por semana, ocasião que aprendi a digitar, pesquisar, consultar o dicionário, etc.

Quer dizer que foi você que digitou seu livro?

A maior parte sim. A outra eu levava copiado em um CD para uma empresa especializada em serviço de computação para colocar os gráficos, as fotos, os retratos, formatar o livro, paginar, determinar o tamanho da letra, o espaço de uma linha para outra, o local exato da paginação e, por fim, mandar fazer a capa do livro. Sem falar nos inúmeros bonecos que foram feitos.

Você acha que conseguiu seu objetivo?

Acho que ninguém consegue totalmente seus objetivos, mas posso dizer que estou satisfeito. Primeiro, porque após o lançamento com a família numa festa onde comemorei os meus 70 anos, quase toda a família estava presente e estes me pediram para nos reunirmos posteriormente na minha chácara. E isso já aconteceu com a presença maciça de todos da família. Segundo, por já ter recebido vários telefonemas, depois do lançamento, parabenizando-me pela simplicidade como foi escrito o livro e isso era o que eu mais desejava: aproximar a família e que o meu livro fosse reconhecido como feito por uma pessoa simples com uma linguagem acessível a todos.

Você espera recuperar o dinheiro investido na confecção do livro?

Acho que a maioria dos escritores amante dos livros não se preocupa de ressarcir o dinheiro, pois a maior recompensa de quem escreve é saber que seu livro está sendo lido.