16/09/2009

Demandas da categoria na agenda do Governo

Fonte: Sintaf
 
Sintaf apresenta reivindicações da categoria ao Chefe de Gabinete do Governador e ao líder do Governo

 

Essa terça-feira, 15/09, foi um dia de intensa negociação do Sintaf com o Governo. À tarde, uma representação do Sindicato esteve no Palácio Iracema, reunida com o Chefe de Gabinete do Governador, Deputado Ivo Gomes; após ter estado pela manhã na Assembleia Legislativa em audiência com o líder do Governo, Deputado Nelson Martins.

Em ambas ocasiões, o Sindicato pôde expor o contexto vivido atualmente na Secretaria da Fazenda e as motivações da vitoriosa paralisação realizada nos dias 08 e 09/09 pelo Fisco Estadual, explicitando principalmente a situação de grande parte do corpo funcional da Sefaz que encontra-se impedida de exercer plenamente suas atividades, tendo em vista a não regulamentação da Lei 14.350, que alterou alguns artigos do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria. Uma situação que influi negativamente no clima organizacional da Secretaria e, claro, na arrecadação do Estado do Ceará. Além de estar impedindo a ascensão funcional dos servidores, referente ao interstício de 2008/2009.

Os valores relativos ao 13º salário e abono de férias incidentes no Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF) de 2004 a 2009 também foram pauta de discussão. Afinal, essa demanda é uma questão prioritária para a categoria, não apenas por se configurar num direito que vem sendo adiado, mas principalmente porque este pagamento seria uma maneira de reconhecer e valorizar o grande esforço empreendido pelos servidores em manter incrementos reais de arrecadação, apesar do contexto de crise e instabilidade financeira. Portanto, em relação a este tema, foi acordado que o Sindicato encaminhará ao Gabinete do Governador uma proposta para o pagamento desses valores com base em estudos realizados pela entidade sindical.

Os representantes do Governo demonstraram interesse em solucionar os pleitos da categoria e o Chefe de Gabinete, Deputado Ivo Gomes, comprometeu-se em dar imediato encaminhamento às questões e apresentar um posicionamento oficial ao Sintaf ainda esta semana.

De muito, esta tem sido a postura do Sintaf, levar as questões da categoria até o Governo Estadual, na tentativa de buscar consenso e solução para as demandas dos fazendários. O Sintaf seguirá atento, como sempre tem sido sua postura, e alerta para que toda a categoria esteja vigilante na manutenção do seu espírito de luta e de sua mobilização.