29/09/2014

Em Belém, UFPA discute combate à violência contra idosos

Delegacia especializada recebeu 642 denúncias no primeiro semestre.Evento discute formas de identificar a violência e orientar vítimas.

O combate à violência contra idosos é tema de um evento realizado na manhã desta segunda-feira (29) no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O “I Seminário de Combate a Violência contra a pessoa idosa” é uma iniciativa do programa de extensão Universidade da Terceira Idade (Uniterci), em parceria com o projeto Direitos Humanos e Tecnologia e o Observatório de Violência Contra a Pessoa Idosa, e contará com a presença de representante da Promotoria de Defesa da Pessoa Idoso do Ministério Público.

Em Belém, delegacia especializada registrou 642 denúncias contra idosos no primeiro semestre de 2014.

De acordo com a Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI) da Polícia Civil, nos seis primeiros meses de 2014 foram recebidas 642 denúncias de violência contra pessoas idosas. O número é superior ao total de denúncias de 2013, quando cerca de 500 ocorrências foram registradas.

O debate busca a conscientização das pessoas em relação à violência praticada contra o idoso, identificar o que é e como é feita esta violência, orientar a vítima pode procurar o apoio devido junto aos órgãos públicos que prestam o auxílio de proteção ao idoso, e ainda como trabalhar o auxílio às vítimas de algum ato de violência no âmbito físico e psicológico.

“Diariamente os idosos são acometidos de algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica. E com o intuito de combater esta violência, que está sendo promovido o evento", declarou Maria Leonice de Alencar, coordenadora do Uniterci.

Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 20,6 milhões de pessoas idosas no país. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), o número de denúncias de violências cometidas contra pessoas idosas pelo Disque 100 aumentou 65,7% no ano passado. Dos mais de 71 mil suspeitos de agressão denunciados, 51,5% eram filhos e outros 8,25% eram netos das vítimas.

Serviço: I Seminário de Combate a Violência contra a pessoa idosa (UNITERCI) nesta segunda-feira (29), no auditório Setorial do Campus Profissional da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém.

Fonte: www.g1.globo.com/