22/02/2018

Encontro de fevereiro- Acompanhe o resumo da pauta.

Na última terça-feira (20/02), a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC realizou o segundo encontro mensal de 2018, reunindo associados fazendários e pensionistas. O encontro que iniciou com o tradicional café da manhã, abordou assuntos de interesse da categoria e trouxe esclarecimentos sobre a reformulação do estatuto da CAFAZ.

O presidente Gentil Teixeira Rolim deu as boas vindas e falou sobre a incorporação do PDF junto ao Sindicato dos Fazendários Estaduais do Ceará- SINTAF. A AAFEC solicitou audiência com o governador Camilo Santana, já que a negociação agora é com ele

O diretor jurídico, Vicente Leônidas informou que no dia 8 de março e 20 de março haverá reunião de acordos de precatório. No dia 8, quem participarão da reunião são os beneficiários do precatório 31866-38.2010.8.06.0000, conhecido como precatório dos 21, que trata das questões de equivalência de cargos, TAF 19 e 25, para F5. No dia 20 de março, será reunião com os beneficiários do precatório de equivalência de cargos, TAF 25 para F5, com a numeração 31864-68.2010.8.06.0000.

A presidente da ABCMi, Tânia Gurgel fez um convite aos associados da AAFEC para participarem da II Gincana Idade não tem limite que acontecerá em junho deste ano. No dia 21 de fevereiro haverá uma reunião com as entidades que participarão para receberem as informações sobre o evento.

Dando continuidade, o presidente da CAFAZ, Marcus Augusto explicou sobre a reformulação do estatuto da entidade. Antes que iniciasse, a diretoria financeira da AAFEC, Elenilda Santos, introduziu o assunto trazendo a reflexão de como uma entidade que se preocupa com seus usuários é administrada e como exemplo, citou a administração do sindico de condomínio.

Segundo Marcus Augusto, a proposta de reformulação do Estatuto da CAFAZ é para trazer melhorias, dentre elas, a efetivação na comercialização do Plano e manter a qualidade de cada um. Marcus citou as principais alterações:

- Abertura para o ingresso de novos beneficiários servidores públicos estaduais.

- Necessidade de inserir capítulo que regule as eleições - atual não contempla.

- Alteração do mês de posse da Diretoria (Presidente, Diretor Executivo e Diretor), Conselhos de Administração e Fiscal, considerando o ano civil de janeiro a dezembro (atualmente, o mandato se inicia no primeiro dia de junho). Sendo certo que a atual gestão terá o seu mandato reduzido.

- Criação do Conselho Consultivo formado pelos três últimos ex-presidentes.

 

Com estas mudanças serão apresentadas algumas oportunidades, como:

·         Oxigenar a carteira, incluindo novos associados (servidores estaduais de outros orgãos – carreiras potenciais: PGE, SEPLAG, SECON, FUNECE etc.).

·         Reforçar as receitas – melhorar o resultado da CAFAZ CORRETORA.

·         Incrementar as reservas financeiras.

·         Reforçar os programas, projetos e campanhas de prevenção de doenças e promoção da saúde atualmente em desenvolvimento (Risco Cardiovascular, Câncer de Mama, Câncer de Próstata, Câncer Colorretal, Bem-querer, Primeiros Passos, Parto Adequado, Viver e Viver Bem, Saúde Integral – sofrimento psíquico, Risco Osteomuscular – Capital e Região Metropolitana).

·         Implantar novas políticas de promoção da saúde (conscientizar o usuário de que ele é o responsável por seu bem-estar e saúde): Saúde Ocupacional no Interior, aguardando recurso das entidades fazendárias / Governo do Estado).

 

Premissas

·         Proteção

Resguardar todas as condições e coberturas dos planos CAFAZ MASTER PLUS e CAFAZ MASTER SAÚDE, sendo esses EXCLUSIVAMENTE comercializados no âmbito do público fazendário e de seus dependentes.

·         Segurança

Referidos planos NÃO participarão com o aporte financeiro para os demais produtos comercializados.

·         Custeio

- Gerar receita para a CAFAZ Saúde com a comercialização de novos produtos e fazer o REPASSE de parte dessa receita, como taxa de administração, AO CUSTEIO dos planos dos fazendários.

- Considerar a comercialização dos produtos atuais - CAFAZ Master Plus e CAFAZ Master Saúde - exclusivamente para os servidores fazendários.

- Incrementar novos produtos para a empresa, de modo a que no futuro eles possam contribuir para o financiamento dos planos exclusivos do público fazendário, por meio de parte do fundo de reserva. Cada produto participará com a taxa de administração que será definida a partir de cálculos atuariais e, será utilizada no incremento do fundo de reserva dos planos CAFAZ Master Plus e CAFAZ Master Saúde.

- Proibir normativamente a utilização do fundo de reserva dos dois produtos CAFAZ Master Saúde e CAFAZ Master Plus para subsidiar qualquer outro produto.