05/07/2018

Governo desrespeita compromisso assumido em negociação e fazendários decretam greve

Em negociação ocorrida em 04 de abril deste ano, o governo assumiu o compromisso de encaminhar o projeto de lei que incorpora 25% do piso do PDF dos fazendários aos vencimentos e proventos de aposentadoria. No entanto, o projeto finalizado pela Administração Fazendária, em conjunto com o Sintaf, sequer foi protocolado no Gabinete do Governador até o presente momento. O desrespeito ao compromisso assumido com a categoria motivou os fazendários cearenses a paralisar suas atividades por dois dias, como forma de pressionar o governo a honrar com o compromisso assumido. A paralisação terá início às 7h30 desta quinta-feira, dia 05 de julho, e se encerrará às 17h da sexta-feira, dia 06. 

Desde a Assembleia Geral que deliberou pela greve, ocorrida no dia 29 de junho, a Diretoria Colegiada vem buscando abrir um canal de diálogo direto com o governador Camilo Santana e obter uma resposta concreta sobre o encaminhamento do pleito. Ontem, em reunião com o chefe de Gabinete, Élcio Batista, no Palácio da Abolição, a Diretoria reforçou que a categoria continuava na expectativa pelo avanço das negociações, mas estava organizada e pronta para a greve.   

Diante do silêncio do governo, a Diretoria Colegiada cumprirá a deliberação da categoria, que de forma aguerrida decretou a paralisação de todas as unidades fazendárias por 48 horas.  

O Sintaf convoca todos os fazendários da capital e região metropolitana a participarem do ato que acontecerá nesta quinta-feira (05/07), a partir das 9h na Praça dos Fazendários, na Sede I. No interior, os servidores deverão seguir as instruções das Coordenações Regionais do Sintaf.

                         

A negociação do projeto de incorporação do piso do PDF aos vencimentos dos fazendários ocorreu no dia 04 de abril entre a Diretoria do Sintaf e representantes do governo, no Palácio da Abolição. Estiveram presentes, à negociação, o chefe de gabinete do Governador, Élcio Batista, o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), e o deputado Manoel Duca da Silveira (PDT), além dos dirigentes do Sintaf e da AAFEC.

 

Fonte: Sintaf/Ce