30/09/2014

Idosos estão mais propensos a lesões de pele

Idosos são os que mais sofrem com lesões de pele. Isso porque com o passar do tempo, a pele perde elasticidade e fica mais fina, tornando-se mais suscetível a lesões por agressões externas. Além disso, na terceira idade acontece também a diminuição dos vasos sanguíneos, das glândulas sebáceas e sudoríparas, prejudicando a função imunológica e favorecendo infecções. Pessoas com diabetes, hipertensão arterial, problemas circulatórios, fumantes e obesos estão ainda mais propensos a desenvolver lesões de pele. 
As úlceras são o tipo de lesão de pele mais frequente e podem indicar diversas doenças ou ser resultado de quedas e batidas. “Além de causar dor e desconforto, se não forem cuidadas adequadamente, tornam-se um problema crônico e podem comprometer a qualidade de vida do idoso”, observa o enfermeiro estomaterapeuta, Antônio Rangel.
 
As úlceras varicosas ou venosas são causadas pela má circulação nos membros inferiores.
Já as úlceras por pressão, popularmente conhecidas como escaras, são as lesões provocadas pela pressão mantida sobre a pele por um período prolongado em razão da falta de mobilidade, que é o principal fator desencadeante. “Os idosos muitas vezes estão acamados ou têm dificuldade de locomoção, por isso o aparecimento das úlceras por pressão é bastante comum”. Esse tipo de lesão necessita de cuidados imediatos logo após seu aparecimento, quando apresenta um vermelhidão na pele conhecido como eritema.
 
Manter uma alimentação equilibrada, hidratar bem a pele, realizar a movimentação do idoso com mudança de posição a cada três horas e prevenir traumas que possam romper a pele são algumas formas de cuidado. “Pessoas com a mobilidade comprometida precisam de assistência constante”, ressalta Rangel.

Fonte: www.tribunadabahia.com.br/