19/02/2009

Idosos fazem o Carnaval com ´Cores da Alegria´

Fonte: Diário do Nordeste / Cidade
 
Quem é carnavalesco autêntico, entra na folia em qualquer idade ou em qualquer fase da vida. E foi em clima de inteira descontração que cerca de 2.500 foliões idosos brincaram do começo ao fim da festa “As cores da alegria”, promovida na tarde de ontem no Ginásio Poliesportivo de Parangaba, reunindo 38 grupos de convivência do Programa Municipal de Atendimento Básico à Pessoa Idosa (Pabi).

As mulheres carregaram na maquiagem, nos babados e nas cores berrantes. Algumas mais ousadas colocaram faixas de rainha do Carnaval ou mesmo optaram em usar shortinho com meiões, mostrando as coxas e a certeza de ser possível manter a beleza mesmo em idade avançada.

Entre os homens, as fantasias também foram variadas e criativas. José Rodrigues Teixeira, 69 anos, participou da festa em trajes de rei, do Maracatu Ás de Ouro. Já Francisco Nogueira, fantasiado, declarou ter adorado a festa. “Estou saindo daqui deixando um monte de mulher atrás de mim”, disse , confessando ter paquerado e se divertido.

Ao som das marchinhas carnavalescas dos áureos tempos, os brincantes dançaram, fizeram molecagem, novas amizades e relacionamentos amorosos. A promoção incluiu, ainda, a distribuição de lanches e folhetins educativos, sobretudo esclarecendo os idosos sobre a necessidade de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis-Aids (DST/Aids).

Segundo a coordenadora do Pabi, Mirla Linhares, o trabalho educativo alertou também sobre a necessidade de se reduzir a violência urbana, bem como visou estimular o idoso a se integras nas discussões em torno do Orçamento Participativo, em Fortaleza.

EM FORTALEZA
Opções variadas em três pólos de folia

Quem decidiu permanecer na Capital durante os festejos carnavalescos não poderá reclamar de falta de opções de folia e diversão. Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, desfiles, rodas de samba e shows com artistas nacionais vão marcar o Carnaval 2009 em Fortaleza.

Com o tema “Baião de Todos: uma homenagem a Humberto Teixeira”, o Carnaval deste ano faz uma homenagem ao compositor cearense (1915-1979) que, junto com Luiz Gonzaga, foi um dos criadores do baião. A idéia é unir tradição e modernidade a fim de garantir uma programação que possa ser apreciada por todos.

Promovida pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), as atividades dos quatro dias de folia serão concentradas em três pólos: Pólo Asa Branca (Praia de Iracema), Pólo Humberto Teixeira (Avenida Domingos Olímpio) e Pólo Dona Mocinha (Rua Padre Climério, 140 - Praia de Iracema).

Na Praia de Iracema, um palco montado próximo à Caixa D’Água dos Peixinhos (obra do artista plástico Leonilson) recebe shows de artistas como Beth Carvalho (dia 21), Dominguinhos (dia 22), Chico César (dia 23), Jair Rodrigues e Elza Soares (dia 24), todos a partir das 23 horas. Além disso, também haverá apresentações de artistas locais como Waldonys, Chico Pessoa e Dorgival Dantas.

Já no Centro da Capital, a Avenida Domingos Olímpio recebe, dos dias 22 e 24, o tradicional desfile de maracatus, escolas de samba, blocos e cordões carnavalescos. As apresentações acontecem a partir das 16 horas. Também haverá espaço para os blocos de sujos, que vão desfilar antes ou depois das agremiações oficiais. O edital do Carnaval 2009 investiu R$ 370 mil nas agremiações carnavalescas, distribuindo os recursos entre as 26 contempladas.

Já no Pólo Dona Mocinha, batizado em homenagem à uma das personagens que mais incentivou a festa em Fortaleza, o evento terá um clima mais intimista, mas nem por isso menos alegre. Rodas de samba e apresentação de blocos do pré-carnaval vão se revezar no entorno do Bar da Mocinha, que desde 1978 é ponto de encontro dos apreciadores dos clássicos do gênero.

SERVIÇO
Supermercados abertos no feriado

Acompanhando a tendência de muitas pessoas que permanecem em Fortaleza durante o Carnaval, lojas e shopping centers adotarão esquemas especiais e diferenciados (ver quadro) - alguns abrirão no sábado e domingo, outros apenas até sábado, mas todos fecharão na segunda e terça-feira próximas. Já as padarias, supermercados e os postos de combustível funcionarão normalmente. O atendimento de órgãos públicos só retornará na quarta-feira (dia 25), a partir do meio-dia. No entanto, os serviços essenciais permanecem em funcionamento em regime de plantão. Já escolas e universidades só retomam suas atividades na quinta (dia 26).

Mozarly Almeida
Repórter

ENQUETE
Participantes elogiam iniciativa do programa

Francisca Nunes Batista
64 ANOS
Foliã

Minha cara é alegria, meu coração é cheio de amor e no meu pé tem muito samba... Estou adorando!

José Rodrigues Teixeira
64 ANOS
Folião

Este Carnaval é muito bom, é ótimo. Estou gostando das brincadeiras, dos organizadores e das amizades que fiz