30/05/2012

IR: Receita Federal libera consulta a lote de restituições na próxima semana

O dinheiro será pago no dia 15 de junho. Recebem nesse lote, preferencialmente, os contribuintes com 60 anos ou mais de idade
 
A Receita Federal vai liberar, na próxima semana, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda deste ano. O dinheiro será pago no dia 15 de junho. Recebem nesse lote, preferencialmente, os contribuintes com 60 anos ou mais de idade.
 
Ainda não foram divulgados os valores que serão liberados e nem o número de contribuintes contemplados no primeiro lote. No ano passado, foram 34.275 restituições de cearenses com o valor de R$ 48,05 milhões no lote inicial, segundo informações da Receita.
 
Segundo o assessor da superintendência da Receita Federal, Osvaldo Carvalho, no entanto, os números podem ser completamente diferentes do ano passado. O montante depende da liberação dos valores pelo Tesouro Nacional e da taxa básica de juros (Selic) que deverá ser definida na noite desta quarta-feira, 30.
 
Os valores dos recursos do Tesouro deverão ser divulgados  até o dia cinco do próximo mês para que o lote seja liberado até o dia oito e a devolução aos contribuintes possa acontecer até o dia 15 de junho.
Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, no início da próxima semana a Receita começará a fazer o processamento das restituições. No processamento é que serão definidos os valores a serem pagos e a quantidade de contribuintes.
 
A consulta será feita no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), com o CPF do contribuinte. Quem estiver no lote vai visualizar mensagem dizendo que o pagamento será feito na conta indicada. 
 
Depois de restituir os idosos, devem receber os que declararam primeiro. Carvalho recomenda que quem tiver alguma pendência, busque resolvê-la antes de ser notificado.  “Quando o contribuinte resolve a pendência espontaneamente e retifica, a multa é de 20% do valor. Quando for notificado, perde a espontaneidade e a multa passa a 75% a menos que comprove a pendência”, disse.
 
Fonte: O Povo