12/09/2016

NAS proporciona mudança na vida de aposentados

Força de vontade, superação e resistência são as principais armas para quem deseja mudar e viver uma fase da vida no padrão de excelência, segundo a aposentada fazendária Fátima Cruz. Ela fala com entusiasmo e exibe a camisa de participação da sua primeira corrida como resultados do que tem feito no Núcleo de Assistência à Saúde- NAS. “Eu vi que depois de voltar ao NAS fiquei muito melhor, e isso não é só fisicamente. Tenho mais disposição do que imaginava, por isso avalio que estou numa fase excelente da minha vida”.

Casos como o de Fátima Cruz são comuns na Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC entre os participantes do NAS. Desde a criação do programa, ela aderiu a idéia dos exercícios físicos, mas não deu continuidade e ficou parada por dois anos. Ganhou peso e percebeu que precisava viver uma vida menos sedentária para evitar futuras complicações de saúde. Segundo sua personal na AAFEC, Liliane Dias, Fátima tem mostrado força de vontade e depois que voltou aos treinos está bem melhor. Tão bem que, além dos exercícios funcionais e musculação na academia, agora ela participa do Cooper na praia, outra atividade realizada com os fazendários pela personal Liliane.  

Outro exemplo de superação atualmente no NAS é o aposentado Antoalfo Cerdeiro de Aquino, conhecido como “Maninho”, de 71 anos. Para ele mudar seu condicionamento de vida era necessário, principalmente devido às atividades que exerce como árbitro de futebol. Correr para um lado e para o outro no campo e estar de olho onde a bola toca era um dos principais desafios de Maninho, que já sentia a idade e o sedentarismo limitar sua energia. 

Em janeiro de 2016, ficou doente e sem saber o que seria a causa, sua irmã, fazendária e freqüentadora assídua da AAFEC, Alenilsa Cerdeiro o incentivou para participar do NAS, já que ele tem o plano de saúde da CAFAZ, o que possibilitaria na inclusão do programa. Maninho topou a proposta da irmã e assim que obteve uma melhora, fez tudo como manda o “figurino” realizando consultas e exames, entrou numa dieta proposta pela nutricionista Regina Moreira, passou por avaliações e enfim, iniciou os “trabalhos” para a volta do seu condicionamento de árbitro. Hoje, depois de quatro meses no NAS, Maninho perdeu 13kg e acredita que sua vida só tem a melhorar. “Agora meu plano é viver mais uns 100 anos com essa disposição”, comenta. 

A quem chegue à AAFEC nas manhãs de segundas e quartas-feiras e se impressione com a estrondosa voz e o jeito extrovertido de Raimundo Gomes Menescal, associado assíduo e participante do NAS há quatro anos. Diferentemente dos anos anteriores a sua inserção no programa, Menescal tinha muitos motivos para não sorrir. Sobrevivente de um câncer no pulmão e refém das limitações físicas da doença fascite plantar, uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos, Menescal precisava viver algo novo.

Após a morte do irmão, vítima de câncer no pulmão, Menescal descobriu que estava também com a mesma doença. Parou de fumar, fez o tratamento e ganhou mais de 30 kg. Segundo ele, vivia infeliz com a baixa estima e sem muito contato com as pessoas, mas acreditava que poderia escrever uma nova história. E assim começou a escrevê-la quando visitou a AAFEC para acompanhar um processo jurídico seu e por acaso, um amigo fazendário aproveitou sua presença a entidade para mostrar os espaços e falar do NAS. 

De imediato, Menescal topou arriscar a nova experiência, conversou com os profissionais do programa, fez os exames, iniciou as atividades e hoje se sente bem melhor. Fez amigos na AAFEC, vive de bem com a vida sem muitas limitações físicas e com muita disposição. “Aqui é um lugar agradável e fiz grandes amigos. Minha vida hoje está uma maravilha e me sinto outra pessoa, tanto fisicamente, como espiritualmente”, comenta. 

Fátima, Maninho e Menescal não são os únicos que se destacam nas atividades do NAS, além deles, outros 72 Participantes do NAS tentam driblar o sedentarismo diariamente e viver uma vida diferente do que costumam rotular a aposentadoria. São histórias verídicas que comprovam o poder de decidir colocar sua saúde em primeiro lugar, para ter uma vida saudável. 

 

Fonte: Jornal informativo AAFEC em Revista