22/11/2017

Projeto de Incorporação do Piso do PDF – Próxima reunião agendada para janeiro

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, voltou a se reunir com a Diretoria do Sintaf na tarde desta segunda-feira (20/11), para tratar das pautas prioritárias da categoria. Após o prazo de 40 dias, solicitado para avaliar a repercussão financeira da incorporação do piso do PDF aos vencimentos, os números apresentados pelo Secretário apresentaram discrepâncias em relação aos cálculos realizados pelo Sintaf. Dessa forma, serão realizados novos estudos com revisões dos cálculos juntamente com a Administração, e nova reunião para negociação do projeto já foi agendada para janeiro de 2018.  

Outro ponto bastante discutido foi a questão do pagamento das diferenças do PDF e das ascensões funcionais. Mauro Filho alega que somente após a diminuição da folha salarial, com queda na produtividade, realizará o pagamento das demandas. O Sintaf compreende a questão do ajuste fiscal no Estado, que impede a contemplação de algumas demandas, mas dentro do limite não pode haver vinculação com queda na produtividade, até porque esse critério não submete outras categorias de carreira de Estado. 

O momento é bastante complexo. Atualmente o governo trata da data-base dos servidores estaduais, em janeiro. Segundo o Secretário, a ideia é repor em 100% a inflação de 2017. A preocupação da Diretoria do Sintaf é de que o projeto de incorporação do piso do PDF seja concluído ainda na gestão de Mauro Filho, que afirmou só se desincompatibilizar do cargo, para concorrer às eleições, em abril de 2018. 

Quanto às outras pautas pendentes, o Secretário solicitou que parte delas seja tratada diretamente com o secretário Adjunto, João Marcus, e outras diretamente com os Coordenadores da Administração Fazendária. Dentre elas estão as más condições de trabalho em unidades fazendárias e a utilização da catraca para controle de ponto. 

Será realizada reunião de avaliação da Diretoria Colegiada nesta quarta-feira (22), quando será discutido um calendário de mobilizações nas unidades fazendárias e a data para a Assembleia Geral da categoria.

 

Marcadores: Mauro Filho piso do PDF incorporação

Fonte: Sintaf Ceará