19/04/2010

Protesto e reivindicação na última reunião da Menp

Fonte: Sintaf
 
Mais do que um momento de negociação, o encontro se caracterizou pelos protestos dos servidores

 

Na tarde dessa terça-feira, 13/04, o Fórum dos Servidores Públicos (Fuaspec) esteve reunido com a representação do Governo Estadual (Seplag, Sefaz e Procuradoria) em reunião da Mesa de Negociação Permanente (Menp). Mais do que um momento de negociação, o encontro se caracterizou pelos protestos dos servidores que, ao usarem narizes de palhaços, evidenciaram o esvaziamento da mesa por parte do Executivo; e o descaso do Estado ao disponibilizar apenas algumas horas antes os dados das contas públicas, dados primordiais para estudo e avaliação do índice de reajuste da Campanha Salarial /2010.


Diante do escasso tempo, ficou acordado que apenas no próximo encontro (Reunião Extraordinária da Menp - dia 20/04 - às 16h - solicitada pelo Fuaspec) os servidores, por intermédio do economista Silvano Carmo de Oliveira, do CAEN/UFC, apresentarão e discutirão a pauta da Campanha Salarial/2010.

Também foi determinado que, em reunião posterior, em comissão, serão debatidas alternativas para sanar as reclamações de atendimento nas perícias médicas a que são submetidos os servidores.

Uma demanda constante da Menp era o levantamento dos resultados obtidos de 2007 a 2010 quanto às reivindicações dos trabalhadores. A solicitação do Fórum visava ressaltar a necessidade de dar celeridade às discussões e soluções visto que inúmeras pendências continuam, principalmente em relação à reestruturação dos PCC’s de diversas categorias. Esse levantamento foi finalmente apresentado na mesa pela Seplag e ficou acertado que só serão agregados novos temas para debate na Menp, após as atuais pendências serem resolvidas.

A Mesa de Negociação Permanente é uma importante conquista do funcionalismo público, pois ela representa um canal de diálogo e negociação constantes. Por isso, é fundamental garantir a sua eficácia, promovendo discussões sobre as reais demandas do funcionalismo público. Com a proximidade da Campanha Salarial, a importância da Menp se evidencia ainda mais na busca por melhorias salariais e de condições de trabalho. Portanto, é essencial que cada servidor esteja atento ao andamento das negociações.