16/02/2009

Receita libera lote da malha fina de 2005

Fonte: O Povo / Negócios
 
A Receita Federal liberou, na última sexta-feira, a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2005. O dinheiro estará disponível para saque na próxima sexta e terá correção de 51,27%.

Foram liberadas 40.277 declarações. Desse total, 8.996 têm imposto a receber; outras 27.542 têm imposto a pagar; e 3.739 estão sem imposto a pagar ou restituir.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na Internet ou o Receitafone (146).

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB ou para o “BB responde” (4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), que está disponível na Internet.

Contribuições
Termina hoje o prazo de recolhimento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referente ao mês de janeiro, para os contribuintes individuais, facultativos e domésticos.

O prazo também vale para quem trabalha por conta própria e não tem relação de trabalho com empresas ou equiparadas que optaram pelo Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária.

O recolhimento das contribuições previdenciárias em Guia da Previdência Social (GPS) vence sempre no dia 15, mas quando a data cai no fim de semana, o vencimento é prorrogado para o dia útil subseqüente. (das agências)