05/06/2017

Sintaf 30 anos: Embates e conquistas marcam origem do Sindicato

                          

Primeira manifestação, em 5 de outubro de 1989. 

 

Era o ano de 1989. O Governo Tasso começou a apregoar na propaganda oficial que 90% da arrecadação do Estado era destinada ao pagamento dos servidores, complementando, maldosamente, que isso não era justo porque os servidores representavam apenas 2% da população. Foi uma manobra clara para jogar a população contra os servidores e reforçar a ideia de que os mesmos eram sanguessugas da máquina do Estado.  

Em agosto de 1989, o Informe Sintaf traz um protesto veemente contra essa postura, numa matéria intitulada “As farsas do Governo Tasso”. Na mesma edição, o editorial “Por que um sindicato?” justifica a fundação do Sintaf, reafirmando a necessidade de lutar pelos direitos do servidor público, em especial da categoria fazendária. 

Na edição de outubro de 1989, destaque para o convite de inauguração da primeira sede da entidade, que ocorreu no dia 05 de outubro de 1989, às 18 horas. A sede do Sintaf funcionava na rua Castro e Silva, 121, salas 507 a 510. Nessa mesma edição, o Sintaf denunciava que o chamado “Governo das Mudanças”, num claro desrespeito à Constituição aprovada em 1988, procurava descartar a participação de servidores na discussão de assuntos que lhe diziam respeito diretamente. 

Em novembro do mesmo ano, o Sintaf comemora as primeiras conquistas, fruto da mobilização da categoria, numa manifestação ocorrida em 05 de outubro daquele ano. Depois de ocuparem o pátio da Sefaz, uma comissão foi chamada para negociar com o então Secretário Lima Matos e apresentou uma pauta de reivindicações. Uma semana depois o Secretário apresentou contra-proposta onde foram asseguradas, parcialmente algumas conquistas, como o aumento do ponto da produtividade; reajuste mensal da produtividade e pagamento de 10% do valor dos autos de infração quando inscritos na dívida ativa do Estado.

                        

MAIS CONQUISTAS: O ano de 1989 foi marcado por mobilizações, pois o Sindicato precisava mostrar que não estava para brincadeira. Uma delas foi na Assembleia Legislativa, quando os fazendários obtiveram o apoio unânime de 44 parlamentares para a propositura de exclusão do dispositivo que vedava a participação dos servidores no produto da arrecadação. 

Outra grande demonstração de força foi a manifestação organizada pelo Sintaf na Secretaria da Fazenda, em favor, dentre outras coisas, da reposição das perdas da gratificação de produtividade, que já chegava a 110% sobre o valor do ponto. Esta reivindicação acabou sendo atendida pela cúpula da Sefaz.  

Acompanhe as matérias especiais “Sintaf 30 anos” e fique por dentro da história de lutas do Sindicato

 

 

Matérias anteriores

:: 26/05/2017    Sintaf - Rumo aos 30 anos de história, de lutas e de conquistas

Marcadores: Sintaf 30 anos história

 

Fonte: Sintaf Ceará