07/12/2009

Sintaf cobra passivo do 13º e férias em audiência com Ivo Gomes

Fonte: Sintaf
 
O Chefe de Gabinete do Governador admitiu a legitimidade do pleito

 

Resolver o passivo do 13º e férias de 2004 a 2007, além da reposição dos recursos do Fundo que foram destinados ao pagamento dos anos de 2008 e 2009, que deveriam ter saído do Tesouro, já que se trata de uma obrigação patronal prevista na Constituição. Para tratar dessa demanda, membros da Diretoria Colegiada tiveram uma audiência com Ivo Gomes, Chefe do Gabinete do Governador, na tarde dessa quarta, 02/12.

Num dialogo aberto e franco, o Sintaf expôs a situação deste débito, indicando que é uma situação insustentável que não pode mais persistir. As lideranças entregam um documento que explica toda a situação. O mesmo documento será levado ao líder do Governo na Assembléia Legislativa, dep. Nelson Martins, e ao Secretário da Fazenda, Mauro Filho.

Ivo Gomes demonstrou-se receptivo à reivindicação, afirmando estar totalmente sensível à questão. O Chefe de Gabinete não se comprometeu com datas, mas garantiu que confia na legitimidade da demanda da categoria e que, portanto, procuraria outras esferas do Executivo com o objetivo de encontrar uma solução para o tema.

Aproveitando a oportunidade, o Sintaf solicitou a abertura na agenda do Governador Cid Gomes até o final do ano para que a entidade pudesse levar as reivindicações da categoria diretamente ao Chefe do Executivo Estadual. Ivo Gomes disse que iria buscar um espaço e que estaria entrando em contato com o Sindicato para assinalar algum indicativo para a audiência.

Desde a instituição do PDF, em 2004, o Sintaf tem reivindicado a revisão dos cálculos dos valores de 13º salário e férias, e já não é possível postergar ainda mais o problema. A categoria, mesmo diante da crise mundial que se instalou ainda em 2008, com grandes impactos na arrecadação dos Estados e Federação, conseguiu não apenas manter os níveis de arrecadação do ano anterior, como registrar um acréscimo de 6,82% em comparação com o mesmo período de 2008. Resultado do compromisso e do esforço pessoal de cada fazendário. Chegou o momento de ter todo esse trabalho reconhecido e valorizado pelo Governo e o Sintaf está atento, cobrando a todos para que assim aconteça.