03/03/2009

Governo do Ceará inicia recadastramento dia 9

Fonte: Diário do Nordeste
 
A partir do próximo dia 9, o governo do Ceará, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), inicia o recadastramento de todos os servidores aposentados e pensionistas do Estado. São 16 mil pensionistas, 30 mil inativos e 15 mil pessoas aguardando aposentadoria, totalizando 61 mil beneficiários, que deverão procurar as agências do Bradesco, mesmo que a o benefício seja recebido em outro banco, para se recadastrar. Atualmente, o governo desembolsa cerca de R$ 110,5 milhões mensais com a categoria, o que representa aproximadamente 38% da folha de pagamento estadual, orçada em R$ 290 milhões.

Devem se recadastrar os servidores públicos estaduais aposentados do Poder Executivo; militares estaduais da reserva ou reformados; pensionistas de ex-servidor estadual de todos os poderes; pensionistas de ex-militar; pensionista de Montepio; servidores públicos estaduais do Poder Executivo afastados e aguardando aposentadoria; e militares estaduais afastados, esperando reserva ou reforma. Se o recadastramento não for efetuado, o pagamento dos benefícios será suspenso, até que a sua situação cadastral seja regularizada, isto porque a iniciativa é uma determinação legal.

Melhoria no atendimento

Segundo Desirée Mota, secretária adjunta de Planejamento e Gestão do Ceará, o recadastramento consiste na atualização dos dados cadastrais dos beneficiários do Sistema Único de Previdência Social dos Servidores Públicos Civis e Militares, dos Agentes Públicos e dos Membros de Poder do Estado do Ceará (SUPSEC). Ação tem como objetivo, além da atualização, possibilitar a criação de um canal de comunicação direto com seus beneficiários, melhorando a qualidade do atendimento e aprimorando a gestão previdenciária do Estado.

´Faz nove anos que o governo estadual não atualizava a base de dados dos aposentados e pensionistas. Então a gente precisa atualizá-los para criar um canal de comunicação aberto, no sentido ainda de realizar ações efetivas junto a esse público, como o Programa de Atenção ao idoso (PAI), que consiste em ações de requalificação socioeducativas´, diz.

Segundo ela, o processo de recadastramento vai até junho deste ano e foi organizado tomando como referência o mês de aniversário do servidor.

Procedimento necessário

Para efetuá-lo, é preciso ir a uma agência ou posto do Bradesco e procurar os atendentes credenciados para a sua realização. Caso não possa ir ao banco, o beneficiário deverá constituir um representante legalmente para fazê-lo. Se ele for constituído por procuração, esta deve ser atual, passada em cartório e específica para o processo. Caso o recadastramento seja feito por um representante legalmente constituído, ele deve levar também seus documentos de identificação e o documento oficial que constitua a representação.

Mais informações:
No site www.seplag.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101.3875

ANCHIETA DANTAS JR.
Repórter