05/10/2015

Idosos formam o público mais disposto a viajar nos próximos meses

Estudo do Ministério do Turismo revela também que fatia de 55,9% dos idosos prefere destinos turísticos nacionais

 

Da parcela de brasileiros que pretende viajar nos próximos meses, os idosos são os que têm maior disposição para colocar o plano em prática  e visitar novos lugares (27,8%). O índice está presente no boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente a agosto. Das pessoas com mais de 60 anos que indicaram interesse em viajar, fatia de 55,9% afirma preferir destinos turísticos nacionais.

Grande parte desse público possui renda mais elevada que a média e tempo disponível para viagens. Estima-se que o Brasil tenha hoje 33 milhões de aposentados e pensionistas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dados do Ministério do Turismo mostram que a população acima de 60 anos já responde por quase 18 milhões de viagens ao ano no Brasil, o que representa parcela de 9% do mercado nacional. A tendência é que esse público aumente a cada ano, devido ao envelhecimento da população. A projeção do IBGE é que, em 10 anos, os idosos representarão 16% dos brasileiros e, em 2060, 34%. Hoje, o número de pessoas idosas no Brasil (acima de 60 anos) chega a 26,1 milhões, segundo o IBGE – o equivalente a 13% da população.

De acordo com um estudo da Fundação Instituto de Administração, os destinos de regiões serranas, as praias tranquilas, as propriedades em áreas rurais e as cidades com apelo cultural estão entre as mais disputadas por esse público, que costuma optar por programação específica e temática.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo