06/04/2009

90% dos idosos não pedem cópia do contrato

Fonte: Diário do Nordeste
 

Entidades de apoio ao cidadão recebem cada vez mais denúncias de assédio contra idosos que contratam consignados

Cerca de 90% dos aposentados que fecham empréstimos consignados não exigem cópia do contrato. Isso significa que eles nem sabem o que estão contratando. Sem se falar nos negócios realizados nos caixas eletrônicos, que algumas vezes eles nem tomam conhecimento — são executados por filhos, netos e familiares, que conhecem a senha deles. Entidades de apoio ao cidadão fornecem orientações de prevenção ao assédio de agentes e dicas na hora de contratar financiamentos.

Sem conseguir precisar em números, a Unapeb (União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - núcleo CE) e a Defensoria Pública do Estado têm recebido dezenas de aposentado todos os meses com queixas sobre descontos de empréstimos em seus benefícios. ´Há casos de dois, três empréstimos numa mesma conta — o que quase não sobra para suas necessidades básicas. Mas, juridicamente, não há o que fazer, ele tem que quitar a dívida´, lembra Natali Macilon Pontes, defensora pública do Núcleo do Idoso. Para evitar situações como essas, ela dá algumas dicas. Em primeiro lugar, o idoso não deve entregar o cartão nem a senha para desconhecidos. Outra providência é solicitar ao gerente do banco onde recebe o benefício, para não disponibilizar crédito na sua conta. ´Infelizmente, filhos, netos, familiares têm fechado negócios sem a autorização do aposentado´, ressaltou Natali.

Um fator salientado pela Unapeb diz respeito ao assédio dos agentes de empréstimos, que em alguns casos não só convencem o aposentado a fechar o financiamento, como embute mais de um contrato para ele assinar. Para evitar a cilada, a Unapeb sugere que o idoso não assine nenhum papel sem estar devidamente preenchido e que vá fechar financiamentos diretamente no banco, de preferência na agência onde recebe a aposentadoria ou em bancos oficiais. ´Não aceite fechar negócios com agentes que ficam na rua´, enfatiza.

´Não importa quanto sejam miúdas as letras do documento, ele tem que ser lido antes de assinado. Se o idoso não ter condição de ler ou é analfabeto, peça a um familiar de sua confiança para fazê-lo´, orienta a defensora.

Isildene Muniz
Repórter

Mais informações:

Unapeb - Rua Pedro Pereira, 363 ( térreo) - Centro, das 8h30
às 12 e das 14 às 16h30
Núcleo do Idoso da Defensoria Pública - Rua Caio Cid, 100 -Edson Queiroz, das 13h30min às 17 horas