Histórico

                          
Fundada em 1987, sob a liderança de Carlos Alberto Mendonça e outros fazendários recém aposentados da época, inicialmente a instituição foi denominada Associação dos Inativos Fazendários Estaduais do Ceara- AIFEC. Hoje a entidade é intitulada Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC, fazendo menção a continuidade de uma vida ativa dos aposentados.  Desde a sua fundação, a AAFEC tem sua história marcada pela parceria com a Secretaria da Fazenda – SEFAZ.
 
Na época, a ideia era encontrar uma sala para que um grupo de recém- aposentados pudesse se reunir quando estivesse no Centro. Com uma sala cedida na Delegacia Regional de Fortaleza (Rua Senador Pompeu), atual CEXAT-CENTRO, reuniões começaram a acontecer e com o objetivo de auxiliar os aposentados, advogando-lhes as causas pertinentes a direitos lesados, foi então redigido o Livro das intenções que descrevia os principais objetivos da Associação, assinado por 65 aposentados.
 
De acordo com o livro das intenções, seria criado um anteprojeto de Estatuto que regeria a entidade, para em seguida criar a Comissão para estuda-lo em profundidade e torna-lo conhecido junto aos demais colegas que estivessem interessados em fazer parte.
 
Ao saber da criação da Associação dos Aposentados, Dr. João de Castro Silva, Secretário da Fazenda na época, prontificou-se pela consecução do empreendimento, oferecendo a então primeira Diretoria todos os meios de que necessitavam. Por sua determinação, os aposentados vieram a dispor de uma sala no prédio da Coletoria, localizada na Rua Major Facundo, obtendo todo o apoio do Dr. João de Castro e devidamente equipada de ar-condicionado, cadeiras, telefone, etc.
                         
 
Em 2000, durante a gestão do fazendário aposentado Expedito Batista de Lima, como presidente, a AAFEC adquiriu sua sede oficial, localizada até hoje na Rua 25 de março, 537, que recebe o nome de Dr. João de Castro. Em agradecimento e homenagem ao secretário que continuou dando total apoio à Associação, cedendo móveis como cadeiras, mesa para reunião, televisão, videocassete, geladeira, etc.
 
                                 
Em 2007, na primeira gestão de Francisca Elenilda dos Santos como presidente, a sede da Associação expandiu com a compra do segundo prédio. Em 2016, em sua terceira gestão, Elenilda comprou o terreno do estacionamento, e em 2017, na gestão de Gentil Teixeira Rolim, o estacionamento foi construído e inaugurado. Hoje a AAFEC conta com uma extensão territorial de 594,01 m² em sua sede e são desenvolvidas atividades voltadas aos aposentados e pensionistas da Secretaria da Fazenda, público majoritariamente idoso. 
 
Com o passar dos anos e das diferentes gestões, criaram-se programas e núcleos para atender cada vez mais os objetivos e missão da Associação:
- Núcleo de Atendimento à Saúde- NAS: em parceria com a CAFAZ, o programa promove a qualidade de vida de forma contínua e progressiva com a promoção de atividades físicas, como: musculação, funcional, fisioterapia, yoga, meditação, etc.
- Núcleo de Atendimento ao Pensionista- NAP: tem feito um trabalho junto aos organismos públicos, no sentido de defender os direitos dos pensionistas que por um longo período estiveram sem assistência das entidades fazendárias.
- Núcleo de Arte e Lazer- NAL: proporciona encontros culturais; comemorações festivas, lançamento de livros, viagens, passeios, etc.
- Núcleo de Atendimento Regional- NAR: visa aproximar os associados, formando uma ponte entre sócios residentes em outras localidades e a nossa associação, por meio de visitas aos municípios interioranos, principalmente na região de Sobral e Cariri.
- Programa de Assistência à Saúde Financeira – PASF: oferece suporte de assessoria e consultoria aos servidores que estão endividados, planejam fazer investimentos e têm dificuldades em controlar sua vida financeira por falta de planejamento.
 
Hoje a AAFEC está na sua 17ª gestão, que está focada na história da Associação, buscando sobretudo trazer a compreensão de como o passado influencia o presente. Com esta dimensão, propõe-se a valoração e reconhecimento dos que contribuíram desde a sua criação, que ao longo do tempo estiveram ocultos ou longe das evidências, quando na verdade, foram eles quem colocaram cada tijolo na construção da história da AAFEC.