27/10/2016

AAFEC participa de Workshop Rosa do FMFi

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, pela manhã, o Fórum de Mulheres no Fisco-FMFi realizou o Workshop Rosa no Auditório da Secretaria da Fazenda III. O evento contou com a parceria da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC, do Sindicato dos Fazendários do Ceará- SINTAF, da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais- CAFAZ e da SEFAZ

.                          

 

Para iniciar o evento, representantes das entidades parceiras e do FMFi deram as boas vindas. Representando a AAFEC, a diretora de cultura, divulgação e lazer, Juanita Mota; o SINTAF foi representado o diretor de comunicação, Pedro Paulo; a CAFAZ, pelo seu presidente, Marcus Augusto; a SEFAZ, pelo coordenador de recursos humanos, Arledo Cruz e orientador da CEDEP, Saulo Toscano; e representado o FMFi, Gláucia Lima, fazendária e militante do movimento.   

Rebeca Câmara com seu violão e Ósia de Carvalho no bandolim também participaram do workshop, dando um show na apresentação cultural. O público participou desse momento curtindo as músicas e cantando junto. A música ‘Mulher Brasileira’ instrumental foi acompanhada pelo coro da platéia com entusiasmo. 

                           

A fisiologista do exercício e educadora física da AAFEC, Liliane Dias, falou de atividades físicas que são recomendadas para combater e prevenir o câncer de mama. Liliane explicou que, por meio de estudos científicos já se constatou que pessoas que não realizam nenhum tipo de atividade física têm maior propensão a adquirir doenças dos mais diversos tipos, inclusive o desenvolvimento do câncer. 

A fisiologista recomendou que, pelo menos em casa, por quinze minutos todos os dias, exercícios de alongamento e aeróbicos que ativam os movimentos do corpo são importantíssimos para afastar o sedentarismo e evitar problemas futuros, principalmente para pessoas que passam o dia trabalhando sentadas ou ma mesma posição, contraindo órgãos vitais e comprometendo a circulação sanguínea. Liliane realizou com a platéia exercícios de alongamento, ativação dos músculos, da corrente sanguínea e das articulações.

                           

Em continuidade à programação, foi iniciada a palestra “Câncer de Mama: como prevenir”, com Paola Colares de Borba, médica e mestre em Saúde Pública pela Universidade de Londres. Ela explicou que o aparecimento do câncer de mama antes dos 35 anos são os casos mais raros, sendo mais comuns a partir dos 50 anos e em mulheres. Alguns fatores de risco estão sendo continuamente estudados: idade, o histórico familiar, menarca precoce, menopausa tardia, uso intensivo de anticoncepcionais orais, entre outros. Falou também sobre os métodos de prevenção e diagnóstico precoce. 

Houve também a explanação do Dr. Victor Hugo Alencar, médico oncologista e professor da Universidade Federal do Ceará- UFC, que tirou dúvidas da platéia sobre mitos e verdades relacionados ao câncer de mama.