10/05/2023

ACONTECEU- Celebração ecumênica pelos 36 anos da AAFEC

Nesta terça-feira (09), às 9h a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC) realizou em sua sede a Celebração Ecumênica em comemoração aos 36 anos da e a Páscoa. 

                         

Estavam presentes no evento associados, a Diretoria da AAFEC, além de entidades parceiras, como a SEFAZ, representada pela Coordenadora de Gestão de Pessoas, Isabelle Gomes, e, pela Coordenadora de Comunicação, Joelina Barros. a CAFAZ Saúde, representada por seu Diretor Executivo, Luiz Pontes; a CAFAZ Corretora, pelo Gerente de relacionamento, César Wagner. O SINTAF, na pessoa do Diretor de Organização, Carlos Brasil; a Fundação SINTAF, pelo Diretor Geral, Liduíno Lopes; a UFFEC, por seu presidente, Rubens Teixeira; e a AUDITECE, representada pela Diretora de Comunicação e Eventos, Isabel Cristina Gomes.

O cerimonial foi conduzido pela jornalista da AAFEC, Catarina Érika Morais, que ao início do evento ressaltou a importância de cada sócio e entidade parceira na trajetória da entidade. A presidente Márcia Ximenes falou em nome da Associação, agradecendo aos associados e entidades coirmãs o espírito de família fazendária:

“[...] Meu muito obrigada a todos nós por estarmos aqui [...] Hoje reunidos para celebrar a vida e renovar os laços de união, porque estamos ainda no período pascoal, uma das principais comemorações da tradição cristã, que evidencia a importância na crença, na ressurreição de Cristo, porque Ele vive. Nesse mesmo tempo a AAFEC completa seus 36 anos [...] fundada em 13 de maio de 1987, no berço do processo da redemocratização do país [...]. Nasce fortalecida pelas lutas dos direitos dos aposentados fazendários estaduais e abençoada por Nossa Senhora. Hoje, celebrar é um marco importante, não pelos frutos colhidos, mas pelo terreno que foi preparado e as sementes lançadas.”  

 

                                           

Após a palavra da presidência, iniciou-se a Celebração Ecumênica com cânticos conduzidos por Mário Walraven, Maristela Fernandes e Gilvan Santos, que harmonizaram e prepararam para a Celebração. Na sequência, representando três direcionamentos cristãos, contamos com as palavras de reflexão do Pastor Freire, da Irmã Peregrina e do Padre Sales.

O contexto histórico da Associação foi descrito no cerimonial, com a lembrança de marcos importantes: a fundação da AAFEC, a compra do prédio, a ampliação da sede, construção do estacionamento, início do Programa de Saúde por meio do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) e a parceria das entidades. 

Destacou-se também a importância dos ex-presidentes da entidade que construíram a Associação. Por isso, foram entregues placas de homenagens a estes. Alguns representados por familiares: Carlos Alberto Mendonça; Luis Ximenes Barbosa (In memoriam), representado pelo filho Edvar Ximenes; Expedito Batista de Lima (In memoriam), representado pela filha Ana Cristina Nogueira da Lima; José Maria Torres (In memoriam), representado por seu filho Agicer Torres; Clóvis Barroso Veras (ausente por motivos de saúde), representado pela filha Ana Carolina Veras; Gentil Teixeira Rolim; e Francisca Elenilda dos Santos (ausente por motivo de viagem), representada pela sobrinha Juliana dos Santos.

                                 

Depois das homenagens, os presentes se reuniram ao redor da mesa do bolo e cantaram os parabéns da AAFEC, com muita alegria e união. Fizeram uma foto com todos e seguiram para o coquetel social. 

                       

O evento pode ser acompanhado pelo YouTube, no canal AAFEC, com o título “Aniversário AAFEC - 36 anos”.