08/03/2023

ACONTECEU- Mulheres em destaque

Nesta quarta-feira (08), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC) realizou o evento “Mulheres em Destaque” para homenagear as mulheres associadas. O evento contou com a participação de em torno de 30 mulheres que numa roda de conversa, partilharam histórias, vivências e experiências. Dentre elas, as associadas Zânia Alencar, Márcia Ximenes, Wilca Hempel, Marta Vieira, Edite Paiva e Elenilda Santos.

O evento contou com um formato de talkshow e entrevistou estas associadas sobre suas experiências de vida em diversos nichos, como: culinária, ações sociais, esporte, agricultura, música e tecnologia. Elas representaram as associadas da entidade nesta partilha e em determinados momento do evento, as associadas que participavam também partilharam algumas de suas experiências. 

Embora presidente da AAFEC, Márcia Ximenes foi uma das entrevistadas e partilhou sobre um de seus hobbys, o ciclismo que lhe levou a vivenciar a experiência de percorrer o Caminho de Santiago de Compostela com mais seis amigas, em 2017. O assunto despertou interesse dos participantes e ela explicou como foi o processo de preparação, os desafios do percurso, curiosidades sobre participar deste caminho como peregrina, etc. 

A partilha motivou algumas associadas a proporem ideias de peregrinação dos associados da AAFEC para algum local do Ceará menos visitados, com a ideia de executar também ações sociais nos lugares. 

Outra convidada foi a ex-presidente da AAFEC, Elenilda Santos que hoje se dedica com mais tempo para sua produção rural, iniciada há mais de 10 anos. Elenilda nos contou no evento que nada foi premeditado ser e se ver como produtora rural hoje, tudo foi uma construção. Ela tem um sítio há mais de 30 anos na comunidade de origem, Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho e lá, desenvolve um projeto social há mais de 15 anos. 

Na relação com as pessoas do local, que trabalham no sítio, vizinhos e participantes do projeto social, Elenilda começou pouco a pouco com essa produção, plantando inicialmente para o próprio consumo e doação, cedendo espaços do seu sítio para que moradores pudessem criar porcos, galinhas e com o passar dos anos, com a produtividade do lugar e a participação das pessoas, ela viu que poderia investir mais, gerar renda na comunidade e ter seu próprio negócio. 

A pensionista Zânia Alencar também compartilhou sua vivência com o hobby da fotografia e novas tecnologias. Ela sempre gostou da fotografia como meio de captação e memória viva, mas com a realização de Seminários voltados à comunicação e tecnologia na AAFEC, viu que poderia explorar mais ainda este campo. E hoje, gosta mais ainda da fotografia e desbrava o mundo dos aplicativos práticos no dia-a-dia, e, até já fez cursos extras na área de fotografia. 

Ouvimos também as experiências de Wilca Hempel e Edite Paiva. Cada uma em áreas diferentes: música e culinária; mas com uma similaridade, a influência familiar na construção desse hobby. Wilca nasceu cantora e desde cedo tem uma ligação direta e profunda com a música por meio da sua mãe, que sempre cantou e esteve no meio artístico. Hoje ela canta com grupos musicais, participa de eventos no mundo do rádio e até já foi radialista, no programa “Seresta na cidade", conduzindo o quadro “Galeria da fama”. 

Já Edite, com seus dotes culinários herdados de dona Amélia, sua mãe, se diverte criando receitas e gosta de agradar os amigos com quitutes que sabe fazer. No evento, Edite se emocionou ao falar de sua mãe e de sua companhia. Segundo ela, cresceu vendo a mãe fazer “bolo para fora” e ela com seus irmãos, desde criança, aprenderam a cozinhar e ver no sabor dos alimentos os sentimentos ali depositados. 

Outra mulher de destaque no evento foi Marta Vieira, que contou um pouco de sua experiência no Grupo Mulheres do Brasil (GMB). Marta nunca participou de projetos sociais quando criança ou adolescentes, mas segundo ela, seus pais sempre incentivaram os nove filhos a fazerem doações, pelo menos duas vezes ao ano. Sua participação no grupo Mulheres do Brasil abriu horizontes e com esta experiência pôde aprender mais sobre como poderia ajudar mais ainda as pessoas. No GMB Marta participa na liderança do Grupo de Empreendedorismo do Núcleo de Fortaleza e atua no Programa de Formação Empreendedora para gestores de Organizações do Terceiro Setor. 

Outras mulheres partilharam suas experiências no evento e sugeriram ações, na promoção social e de entretenimento da Associação. Elas receberam uma lembrança em homenagem ao dia e puderam acompanhar as exposições de fotos e recordações das convidadas, cada uma em sua área.