01/01/2022

Animais que são terapia para idosos: veja a lista dos melhores para sua família

Os idosos precisam de estímulo para se manterem saudáveis e a terapia com animais ajudaria nessa questão

 

Os animais têm uma grande influência no bem-estar humano. Isso é comprovado e usado em várias terapias. Hoje, 01 de janeiro, o Blog My Pet da Folha Go, lista os melhores animais usados em terapia para idosos, confira!

 

Afinal, vários estudos realizados sobre o tema afirmam que os idosos que vivem com animal de estimação são mais felizes, mais otimistas. Além disso, têm melhor saúde do que os idosos que não possuem um pet em casa.

 

Os benefícios da terapia para idosos com animais

 

Infelizmente, a pior companhia de uma pessoa idosa, depois que seus filhos ou netos crescem, é a solidão. E por isso, muitas vezes pode se transformar em melancolia e depressão.

 

Para evitar tais situações, dar um animal de estimação a uma pessoa idosa, pode ser uma ótima solução. Assim, reduz a sensação de solidão e depressão que muitas vezes acontecem com os mais velhos. Ainda mais, especialmente os que moram sozinhos em casa.

 

Os benefícios mais notados dizem respeito a parâmetros físicos como pulso e pressão. Resultando em uma ligeira redução do risco de infarto, graças a caminhada com os pets. Ou seja, leva os idosos a praticarem uma atividade motora diária.

 

Estudos recentes constataram que a terapia para idosos com pets também produz efeitos positivos e concretos no cérebro. O que auxilia a reduzir as dificuldades de aprendizagem e a manutenção da memória.

 

Pacientes com Alzheimer e outros tipos de demência com uma hora e meia por semana na companhia de animais, relataram uma diminuição da inquietação, insônia e até quedas.

 

Geralmente, é aconselhável escolher animais com qualidades marcantes de confiabilidade e previsibilidade. Então, para pessoas particularmente avançadas em idade, animais já adultos são mais adequados. Pois, são menos agitados.

 

Os animais mais indicados em terapia para idosos

 

O cão é muitas vezes considerado o animal mais indicado para terapia com idosos. Visto que esse animal tem capacidade para interagir com os humanos. Pois, por natureza, é sociável e comunicativo, sensível e facilmente treinável.

 

Portanto, não existe uma raça de cão específica. Na verdade, o que importa é que sejam cães sociáveis, dóceis, equilibrados e facilmente adaptáveis ??a diferentes situações.

 

De todas as raças, os cães Labrador ou Golden Retriever são os que atendem melhor a essas características.

 

Outra alternativa é a terapia para idosos com gatos. Com isso, estimula os sentidos da visão, audição, tato e olfato. Ademais, auxilia na reabilitação física de idosos.

 

Além disso, tocar, acariciar e o ronronar desse peludo tem um efeito calmante, reduz o estresse e auxilia no relaxamento.

 

Enquanto, a terapia com porcos, melhora o humor dos idosos e minimiza os efeitos negativos da velhice.

 

Além disso, os porcos fazem com que os idosos se sintam mais jovens porque trazem de volta memórias positivas da juventude.