12/05/2011

Apenas 38% dos idosos foram vacinados; campanha é prorrogada

Fonte: O Povo
 
 A campanha de vacinação contra a gripe para os idosos no Ceará deve ser prorrogada até o início do mês de junho. Iniciada no dia 25 de abril, a imunização deveria ser encerrada amanhã, mas apresentou baixo índice de procura nos postos de saúde.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) apontam que, até agora, foram vacinados apenas 38% dos idosos, o que equivale a 306 mil pessoas. A meta estipulada para esse ano era de um número bem maior, com previsão de atendimento para até 806 mil idosos.

De acordo com Manoel Fonseca, Coordenador da Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, isso se deve ao fato de que muitos municípios não atualizaram ainda os dados repassados para o Sistema Nacional de Imunização.

“Há um retardamento no repasse de informações, de modo que não temos uma ideia global desses números. Quanto à prorrogação, o Ministério da Saúde costuma estender em um mês o prazo de atendimento, principalmente nos estados onde há período chuvoso, o que dificulta o acesso das pessoas”, afirma Fonseca.  

Atendimento

Na manhã de ontem, 11, o Centro de Saúde Escola Meireles, concentrou boa parte das pessoas que buscaram vacinação. Para Lúcia Pamplona, diretora clínica da instituição, isso se dá pelo fato de boa parte da população não conseguir atendimento em postos municipais, como a unidade Paulo Marcelo, localizado na rua 25 de março, no Centro, que está fechado para reforma.

Na fila de vacinação, as pessoas se mostravam irritadas com a demora no atendimento, que havia começado às 7h30min e foi interrompido por falta de vacina às 9h20min.

A funcionária pública aposentada Esmeralda Bezerra, de 60 anos, voltou para casa sem a imunização. “Deixei meus afazeres e é o cúmulo chegar aqui e descobrir que simplesmente não tem vacina. É um absurdo a gente ter que voltar para casa sem atendimento”, ressalta.

A pedagoga aposentada Silene Albuquerque, de 63 anos, entende e concorda com a afirmação de Esmeralda, já que está passando novamente por essa situação. “No ano passado, vim aqui duas vezes e não tinha vacina. Fiquei esperando mais de uma hora e voltei para casa sem ter sido atendida. Agora, me deparo de novo com tudo isso. Já estou perdendo as esperanças”, afirma.

Às 10 horas, a vacina chegou ao Centro de Saúde Escola Meireles, causando alívio aos que persistiram na espera, como o aposentado José Eliézer Pontes, de 91 anos. “Cheguei às 8 horas e só agora pude ser atendido”, afirmou.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Prevista para terminar amanhã, a campanha de vacinação contra a gripe para os idosos deverá se estender até junho. A população reclama da demora e da falta de atendimento em postos
de saúde municipais

Renato Barros de Castro