26/05/2009

Aposentados protestam

Fonte: Diário do Nordeste
 
Brasília. Após 9 horas de vigília, cerca de 800 aposentados que invadiram o plenário da Câmara dos Deputados, impedindo a realização da sessão de debates de ontem a tarde, desocuparam o local devido um acordo costurado por parlamentares junto com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que permitiu a marcação de datas para a votação de projetos dos interesses dos aposentados.

O grupo conseguiu o compromisso do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), de colocar em votação no dia 8 de julho o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um projeto que estendeu aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo em 2006. Sarney afirmou que a data foi definida após um entendimento com os líderes do movimento. Para que a proposta seja analisada, é preciso marcar sessão conjunta do Senado e da Câmara.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), prometeu ainda que em junho deve colocar em votação o projeto de lei que equipara a partir de sua aprovação o reajuste concedido ao salário mínimo aos benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social.