23/09/2011

Artigo: Dia Nacional do Auditor Fiscal

 
O Dia Nacional do Auditor Fiscal Estadual, comemorado em 21 de setembro, possivelmente não se sobressaia para o público como os dias criados pelo marketing - das mães, dos pais, o da criança e tantos outros -, porque não envolve uma relação de consumo, logo, não movimenta o comércio.

Diferente disso, o Dia do Auditor Fiscal Estadual tem uma conotação diferente, dada a fundamental importância desse profissional para o funcionamento do Estado, como bem define a Constituição federal de 1988. O auditor fiscal é um servidor de Carreira típica de Estado, responsável pela administração tributária do País, embora na maioria das vezes seja considerado de forma dissociada de sua função.

Ao responder pela administração tributária, o auditor fiscal se compromete com o cumprimento das metas de recolhimento tributário, cujos resultados vão ser aplicados nas políticas e nos planos governamentais voltados para o bem-estar da sociedade. Em outras palavras, o desempenho do auditor fiscal vai possibilitar que o Estado cumpra sua parte estabelecida na Constituição, referente à saúde e à educação da sociedade.
 
A tarefa do auditor fiscal é complexa, porque envolve o enfrentamento de vários aspectos que dificultam a respectiva administração, como por exemplo, o combate à corrupção e à sonegação fiscal, entre outros. Portanto, por trás de notícias como “a arrecadação tributária bateu recorde” está o resultado do empenho do auditor fiscal, em suas várias frentes.

É nessa perspectiva que o Dia do Auditor Fiscal Estadual deve ser comemorado e que esse profissional deve ser reconhecido e respeitado em seu exercício.

O Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do DF - SINAFITE/DF deseja aos colegas do Fisco o pleno reconhecimento social da importância de seu trabalho para o desenvolvimento do País. 
      
Jomar Mendes Gaspary
Auditor Tributário
Presidente

Por: Fenafisco