29/05/2015

Campanha de vacinação na AAFEC- Participe!

Campanha de vacinação na AAFEC- Participe!

A Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC informa aos associados e colaboradores que nos dias 29 de maio e 12 de junho, a Cafaz disponibilizará na sede da AAFEC as vacinas contra a gripe e sarampo. Fiquem atentos e não deixem de se vacinar. 

 

Quem pode se vacinar?

 

Vacina da gripe (Influenza)

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos

- Pessoas com 60 anos ou mais

- Trabalhadores de saúde

- Povos indígenas

- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

- População privada de liberdade

- Funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).

 

Sarampo (Triplice Viral)

- Pessoas de 5 a 29 anos, indiscriminadamente

- Todas as crianças que completam seis meses de idade

 

Advertências sobre as vacinas

Gripe 

- Quem está com diagnóstico de virose e apresenta febre nas últimas 48 horas é melhor não tomar, deve aguardar ficar bom da virose e/ou febre. Quando estiver recuperado pode tomar.

- Não podem tomar a vacina pessoas alérgicas ou intolerantes a lactose e ovos.

 

Sarampo

- Deve-se adiar a vacinação quando o paciente apresentar doença febril aguda grave, quando estiver sob uso de corticosteróides, imunossupressores e/ou radioterapia (adia-se a vacinação por três meses).

- Mulheres grávidas não podem. Esta vacina é de vírus vivo atenuado. Gestante não pode tomar. Ela pode tomar assim que tiver o bebê, ainda na maternidade, para proteger o bebê através dos anticorpos maternos presente no leite materno.