10/06/2011

Campanha termina hoje

Fonte: O Povo
 
 A campanha de vacinação contra a gripe, em Fortaleza, termina hoje. Em balanço parcial, a coordenadora de imunização da Capital, Vanessa Soldatelli, considerou como bom o número de pessoas que se vacinaram nos 43 dias de mobilização.

Nos 91 postos de saúde da Capital que oferecem o serviço, a procura maior está sendo verificada nessas semanas finais.
Na unidade Irmã Hercília Aragão, no São João do Tauape, cerca de 170 pessoas participam por dia da campanha. “São mais idosos”, explica a coordenadora adjunta do Posto, Francielda Forte.

Ela expressa preocupação com o baixo número de gestantes que se precaveram contra as gripes. “As gestantes aqui não atingiram a expectativa”. Francielda adverte para os riscos a que as mulheres se expõem não estando em dia com a saúde de si e do bebê. “A defesa da mulher fica mais baixa nesse período. A vacina deixa mais resistente o sistema imunológico e, consequentemente, protege mais o bebê também”, explica.

Vanessa Soldatelli reforça que o resultado insatisfatório em relação às gestantes está sendo confirmado em todas as unidades básicas de saúde. “No todo, apenas 44% das gestantes foram vacinadas”.

Ela avisa que a imunização é 100% segura.

Neste ano, ao contrário dos anteriores, a imunização é tri-valente. Além da já comum Influenza sazonal, a dose protege também contra a Influenza H1N1, que ficou conhecida como gripe suína, e Influenza B. “São os tipos mais graves de gripe”, alerta Vanessa.

No posto Pan Meireles, único da rede estadual onde a vacina está sendo oferecida, 13.052 pessoas já foram imunizadas. De acordo com a chefe do setor de vacina da unidade, Célia Soares, o número significa 35% a mais do que em 2010.

A dona de casa, Adriana Fiúza, 29, foi levar a filha Maraiana, 10 meses, para receber a 2ª dose. “É sempre melhor prevenir”, disse
ela.

ENTENDA A NOTÍCIA

A vacinação, especificamente para idosos, crianças e gestantes, termina hoje. Por causa das sobras das doses, a partir de segunda todas as pessoas interessadas podem se vacinar nas unidades de saúde básicas do município.

SAIBA MAIS

Imunização

A campanha termina hoje, mas, de acordo com Vanessa Soldatelli, a partir de segunda -feira (13), uma nova etapa do processo de vacinação vai ser iniciado.

“Como sobraram muitas doses, vamos liberar a vacina para todos que se interessem. Não há prazo para terminar essa etapa, vai até quando durarem os estoques da vacina”, avisa.


Quantidade de pessoas já imunizadas em Fortaleza:

82% dos trabalhadores da saúde
77% das crianças
73% dos idosos 
44% das gestantes 
 
Atenção à nova etapa
Até hoje, a vacina é exclusiva para pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes em qualquer estágio da gravidez e profissionais de saúde que trabalham em serviços de urgência e emergência.

 

Sara Rebeca Aguiar
[email protected]