13/09/2011

Ceará registra recorde de transplantes e se destaca no ranking nacional

Fonte: Diário do Nordeste
 

O Ceará registrou um recorde de transplantes nos sete primeiros meses de 2011. Referência nacional e internacional em transplantes cardíacos, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes foi o primeiro a realizar o transplante de pulmão das regiões Norte e Nordeste e é o segundo hospital do Brasil a realizar mais transplantes no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas de São Paulo. As informações são baseadas no relatório do Registro Brasileiro de Transplante, divulgados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

A superação dos números é registrada em diferentes órgãos transplantados.  Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará  (Sesa), entre janeiro e junho deste ano, o estado realizou 90 transplantes a mais do que o mesmo período do ano passado, totalizando 556, sendo 325 de córnea, 129 de rim, 11 de coração, cinco de pâncreas, além dos 77, de fígado.

O Ceará vem destacando no ranking nacional de transplantes. No ano passado, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foi o primeiro Estado do Nordeste e terceiro do país em transplantes de coração, com 16 procedimentos realizados. Ficou também em primeiro lugar no Nordeste e em segundo lugar no país em transplantes de fígado, realizando no ano passado 113 transplantes. Com o seis transplantes de pâncreas realizados em 2010, o Ceará ficou em primeiro lugar na região e em terceiro no Brasil. Os 232 transplantes de rim colocaram o Ceará mais uma vez em primeiro do Nordeste e em quinto do país.

Fígado

O Ceará é o estado com maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes, de acordo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da ABTO. O estado realizou 18,2 transplantes de fígado por milhão de habitantes no primeiro semestre de 2011. No mesmo período, São Paulo e Minas Gerais, agora segundo e terceiro colocados da tabela da ABTO, tiveram 16,5 e 16 transplantes por milhão de habitantes, respectivamente.

Setenta e sete transplantes de fígado foram realizados entre janeiro e junho deste ano no estado, segundo a Sesa. Com esses números, o Ceará aumentou de 13,2 para 18,2 transplantes por milhão de pessoas, subindo duas posições no primeiro semestre de 2011.

Coração

O Estado também subiu no número de transplantes de coração e está em segundo na tabela nacional. De acordo com a ABTO o estado realizou 11 transplantes de coração no primeiro semestre de 2011, e tem média de 2,6 transplantes por cada milhão de habitante.