20/04/2009

Consumidor de Fortaleza exige nota

Fonte: O Povo
 
Os fortalezenses estão entre os consumidores que mais pedem nota fiscal no ato da compra. Pesquisa realizada pelo Grupo GfK, a quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, aponta que Fortaleza é a segunda capital no ranking da nota fiscal.

De acordo com a pesquisa, 56% dos consumidores têm o hábito de pedir a nota. Em Belém, a primeira colocada, o percentual é de 66%. Em terceiro lugar vem São Paulo, onde 51% dos consumidores exigem o comprovante. Em média 44% dos brasileiros solicitam o comprovante. “Não compro nada sem nota. É questão de achar que é um direito que o consumidor tem”, comenta a professora Deborah Sousa, 27.

Para o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Mauro Filho, o resultado da pesquisa “representa um exercício de cidadania”. “As pessoas compreendem a importância do tributo. Sabem que o Estado só pode atender às demandas quando o tributo é recolhido. Pedir a nota fiscal é imprescindível”, pontua Mauro Filho.

Mauro Filho destaca também como um incentivo à exigência da nota, além do trabalho de educação fiscal, o programa “Sua Nota Vale Dinheiro”, que paga ao consumidor 0,5%, em dinheiro, do total das notas válidas entregues a Sefaz de quem estiver previamente cadastrado. Para participar do programa é necessário apenas fazer um cadastro no site da Sefaz. O contribuinte recebe um número e a cada 30 dias recebe o valor correspondente às notas arrecadas.

Perfil
A pesquisa da GfK detalha ainda o perfil dos consumidores que pedem nota por classe social. Mais da metade dos brasileiros das classes A e B têm mais costume de pedir a nota do que os consumidores de classes mais baixas. Assim, 58% das pessoas da classe Na B o percentual é de 51%, C de 43%, enquanto na classe D apenas 38% têm este hábito.

Analisando os entrevistados por faixas de idade, os adolescentes também não têm este costume. Somente 34% dos compradores com idade entre 13 e 19 anos pedem nota fiscal contra os 44% da média geral. Na lista dos que mais pedem o comprovante estão os brasileiros entre 30 e 39 anos (48%) e entre 40 e 49 anos (47%).


CADASTRE-SE
No "Sua Nota Vale Dinheiro" no www.sefaz.ce.gov.br.


SOBRE A PESQUISA

- As informações da pesquisa sobre o perfil dos consumidores que costumam pedir nota fiscal no ato da compra foram coletados pela GfK, através de entrevistas pessoais com 1500 consumidores.

- Foram entrevistados homens e mulheres, maiores de 13 anos, das classes A, B, C e D.

- Os dados foram coletados em nove regiões metropolitanas do País: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

- O Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. De origem alemã, está no Brasil há 20 anos