15/07/2011

Conta de luz não terá reajuste até fevereiro de 2012

Fonte: Diário do Nordeste
 
Projeção é de que nova fórmula fique pronta em agosto, porém Índice de Revisão Tarifária só no 1 º trimestre do ano que vem

A sua conta de energia só vai ficar mais cara ou mais barata no primeiro trimestre de 2012. Até lá, a tarifa da Coelce deve continuar congelada. Situação que já ocorre desde o mês de abril, período em que é feito, anualmente, o reajuste da companhia. Neste ano, isso não foi possível em virtude do prolongamento do tempo que se leva para revisar a fórmula de cálculo da conta de luz em todo o País. Esse processo só é feito de quatro em quatro anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor no Brasil.

A assessoria de imprensa do órgão confirmou para fevereiro do ano que vem a previsão da aplicação da nova metodologia nas tarifas de todas as distribuidoras de energia espalhadas pelo território nacional, e também antecipou que, seja qual for o resultado da modificação nos valores das contas, o consumidor não sairá prejudicado.

De acordo com a Aneel, caso haja aumento no valor da tarifa com a alteração, ocorrerá também um parcelamento para não comprometer a renda da população. A preocupação se deve pelo fato da aplicação da mudança na metodologia ser retroativa.

Congelamento longo

No caso específico do Ceará, por exemplo, teriam que ser levados em conta pelo menos dez meses (abril de 2011 a fevereiro de 2012), período em que a conta da Coelce deverá ficar congelada, conforme a própria estimativa da Aneel.

Último aumento

Caso se confirme a projeção do órgão regulador, a tarifa da Coelce permanecerá sendo a mesma por um intervalo total de um ano de dez meses. A última elevação média foi de 3,41% em abril de 2010.

Ontem, a distribuidora que atua em todo o Estado divulgou a seguinte nota oficial: "a Coelce informa que, como concessionária de energia regulada, cumprirá o que for determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)".

Metodologia em agosto

Segundo o órgão regulador, a projeção inicial era de que a nova fórmula ficaria pronta entre setembro e outubro foi antecipada para agosto.

Porém, conforme a própria Aneel confirmou, ainda haverá uma audiência pública prevista para ocorrer no fim de dezembro deste ano ou no começo de janeiro de 2012 para encerrar o 3º ciclo de revisão.

Só depois da finalização desse processo, poderá ser finalmente aplicado o Índice de Revisão Tarifária (IRT), ou seja, somente a partir de fevereiro seria modificado o valor da conta ou para mais ou para menos, ainda não é possível afirmar.

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER