21/03/2023

Dia Mundial da Poesia

Dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia e nós, que fazemos parte da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), não poderíamos deixar de comemorar esta data. A poesia faz parte de nossa história e de algumas de nossas atividades. 

Desde 2009 a AAFEC tem uma ligação direta com a literatura, a partir da fundação do Sarau das Palavras, criado pelo fazendário e escritor, Pereira de Albuquerque. Hoje, com um pouco mais de proximidade com a literatura e a poesia, especificamente, por meio do Programa de Saúde, temos o Partilemos, um clube de leitura formado por associados e seus familiares. 

Em nossas Redes Sociais, disponibilizamos três vídeos com três leituras e leitores diferentes para demarcar este dia. Wilca Hempel, vice-presidente da AAFEC, leu "Poema sobre mulher", de Bráulio Bessa; Juanita Mota, associada da AAFEC leu um texto da obra "A metamorfose é irreversível", de Wandy Luz; e Hélio Assunção, Diretor Ouvidor, leu "Morrendo de amor", de Jorge Augusto Costa de Carvalho. 

Para acessar os três vídeos, acesse nossas redes sociais ou o canal da AAFEC, clicando aqui. 

 

Sobre o Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia foi instituído em Paris, em 1999, na 30ª Conferência Geral da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi declarado que ele seria comemorado no dia 21 de março, internacionalmente. Esse dia busca reconhecer os movimentos poéticos e a tradição literária, incentivar a leitura, promover a diversidade linguística e celebrar essa forma de arte, entre diversos outros objetivos. Sendo uma arte milenar, a poesia conta com diversos autores, nacionais e internacionais.

No Brasil, há também o Dia Nacional da Poesia, que é celebrado no dia 14 de março. 

 

Viva a poesia!

Viva a arte!

Viva o sentimento!