15/06/2023

Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho é marcado como Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC) apoia esta causa. A data reforça a importância de promover ações de cuidado para este público e para nós que trabalhamos com um público majoritariamente idoso, desenvolvemos ações neste sentido. 

Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), junto à Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), estabeleceu a data 15 de junho como o Dia Mundial da Conscientização da Violência conta a Pessoa Idosa.

Segundo definição do Ministério da Saúde, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa".

No Brasil, até março, mais de 200 mil casos de violência contra pessoas idosas foram registrados.

Diante disso, o Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), junto à Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em alusão à campanha "Junho Violeta", que busca a conscientização e o combate à violência contra idosos, disponibiliza canal de atendimento para recebimento de denúncias.

Todas as formas de violência contra pessoas idosas podem ser denunciadas pelo número 127.

Denuncie. A Ouvidoria do Ministério Público está pronta para te atender.