10/06/2015

Eleições sindicais acontecem no dia 16 de junho, das 8h às 17h

Os fazendários filiados têm um importante compromisso no próximo dia 16 de junho: votar nas eleições sindicais que elegerão a Diretoria Colegiada, o Conselho Fiscal e os Delegados Sindicais que estarão à frente do Sintaf na gestão 2015-2018. O pleito ocorrerá das 8h às 17h, com urnas nas sedes do Sintaf, da AAFEC, nas Sedes I e IV da Sefaz e unidades fazendárias previamente estabelecidas.

 

Apenas a Chapa “Unidos para realizar” se candidatou às eleições. O fato de termos uma Chapa Única não significa que a eleição está definida. É preciso uma votação expressiva para que o pleito atinja o quórum previsto no Estatuto (50% dos filiados mais 1). Dessa forma, toda a categoria é convidada a participar de forma efetiva, elegendo os novos dirigentes e conselheiros da entidade, além dos delegados sindicais.

 

Cada eleitor deverá escolher três nomes para o Conselho Fiscal e um nome para Delegado Sindical. Os eleitores deverão prioritariamente votar na sua unidade de trabalho. No entanto, o eleitor que se encontrar fora de sua unidade poderá votar em qualquer seção eleitoral. Caso não conste o nome de algum associado no relatório geral de filiados, este poderá votar mediante a apresentação do contracheque, onde consta o desconto para o Sintaf.

 

Dentre as atribuições da Diretoria estão a observância do Estatuto do Sintaf, o cumprimento das diretrizes gerais e da política sindical a serem adotadas, e a representação da categoria nas negociações trabalhistas, defendendo seus interesses perante o poder público.

 

Ao Conselho Fiscal compete, além do cumprimento do Estatuto, o exame dos registros e documentos contábeis do Sindicato, a emissão de pareceres sobre os balanços da entidade, a fiscalização da aplicação das verbas, avaliação do orçamento anual, dentre outras atividades.

Fonte: SINTAF/ Ce