13/09/2016

Encontro de setembro

Celebrando o mês fazendário, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC realizou no dia 13 de setembro o Encontro do mês reunindo sócios e seus familiares e parceiros. No encontro os participantes puderam também conferir a exposição das 80 edições do jornal informativo AAFEC em Revista nos seus 15 anos de informação aos associados. 

A diretoria da AAFEC compôs a mesa de abertura e a presidente Elenilda dos Santos iniciou dando boas vindas falando sobre a exposição dos 15 anos do Jornal Informativo AAFEC em Revista, ressaltando sua importância como meio de comunicação entre AAFEC e associados. 

Considerando o período eleitoral, a AAFEC disponibilizou o espaço para alguns fazendários e parentes de fazendários candidatos a vereadores de Fortaleza. Estiveram presente: Alexandre Damasceno, ex- fazendário e filho do fazendário José Neuman Damasceno; Antonio Idalmir Carvalho Feitosa, fazendário aposentado; Mércia Albuquerque, filha do fazendário aposentado e 3º suplente da AAFEC, Vicente Leônidas; Ronivaldo Maia, esposo da fazendária e sindicalista Sônia Gomes; e Antonio Venancio de Souza, fazendário aposentado. 

Elenilda explanou como está o andamento das negociações com o Governo do Estado sobre as demandas da pauta sindical e a inserção dos aposentados. Segundo Elenilda, nos últimos anos o secretário da fazenda, Mauro Filho sempre demonstrou desinteresse em incluir os aposentados nas pautas, no entanto, o Sindicato dos Fazendários- SINTAF se mostra contrário a esta exclusão e nas mesas de negociações, os aposentados sempre estão inclusos. 

A Lei Orgânica é uma das demandas discutidas nas mesas de negociações e é ela que trata da organização e da estrutura de um determinado órgão e da forma de atuação dos servidores. Além da Lei Orgânica da Administração Fazendária, outros assuntos debatidos pelo Sintaf nas mesas de negociações são a regulamentação do teto remuneratório e a incorporação do Piso do PDF. Elenilda ressaltou ainda a participação dos aposentados nas assembléias e informou a realização de uma assembleia para o dia 19 de setembro, no Auditório da SEFAZ III. “Precisamos estar presentes para que nossos representantes do Sindicato percebam que estamos com eles, precisamos estar lá para garantir nossos direitos também”, comentou Elenilda. 

A diretora de Cultura, Divulgação e Lazer, Juanita Mota de Lima falou dos eventos mensais realizados pela AAFEC, como Sarau das Palavras e a importância de participar dos encontros mensais; e sobre viagens para Sobral no dia 20 de setembro e Juazeiro do Norte no dia 20 de outubro, em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários- CAFAZ na realização de atividades de saúde, cultura e arte. 

No encontro também foi divulgado o edital de convocação para as eleições da AAFEC para o triênio 2017-2019, tendo como comissão eleitoral José Orion Bonfim, Domingos Alves Melo e Marlen de Oliveira Costa. A eleição será realizada no dia 1º de dezembro de 2016 e como novidade, em mais cidades do interior.