15/04/2009

Evento mostra como passar de endividado a investidor

Fonte: O Povo
 
Para quem sofre com as dívidas acumuladas e está disposto a reverter a situação, especialistas em finanças pessoais garantem que, em pouco tempo, é possível sair da condição de endividado e passar a ser um investidor. Na opinião do consultor financeiro Augusto Sabóia, o primeiro passo é poupar de forma consciente. “Numa situação de endividamento, uma boa dica é se programar para gastar apenas 80% do ganho mensal. É possível. Basta priorizar”, afirma. Esse dinheiro que restou, segundo ele, pode ser aplicado em uma conta poupança. “Com o tempo, esse dinheiro começa a crescer e se transforma em uma renda”, afirma.

Com isso, diz ele, o consumidor estará pronto para dar mais um passo: livrar-se de tudo aquilo que não está usando. “Quem quer deixar de ser endividado precisa colocar uma coisa na cabeça: é preciso se preocupar mais com o enriquecimento do que com o endividamento. Buscar novas formas de obter renda e saber administrá-las”, orienta o consultor que é um dos palestrantes da Expo Money, evento sobre educação financeira, que ocorre até hoje, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza.

Outra atração do encontro é o economista e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi. Defensor da tese de que “homem é fruto de suas escolhas e, quando elas são mal feitas, surgem as dívidas”, ele também discute sobre endividamento no evento. “É preciso desprender-se das coisas do presente e traçar metas de longo prazo, pesando já na construção de um futuro mais seguro. Poupar R$ 50 todo mês pode parecer pouco, mas mantendo esse investimento em 20 anos é possível custear a faculdade do seu filho”, analisa.

Ainda sobre o assunto, o gerente geral do Instituto Nacional de Investidores, Paulo Portinho, atenta para a necessidade de que cada pessoa deve fazer um acompanhamento, a cada duas semanas, de quanto se está gastando no mês. “Se de repente, o consumidor notar que, nesse período, dos R$ 200 que ele previa gastar com diversão foram gastos apenas 20%, já dá para perceber que vai sobrar dinheiro ao fim do mês. Em vez de gastar o restante, ele bem que pode guardar essa grana para investir depois”, observa.

Ao sentir que as contas pessoais já estão equilibradas, investir dinheiro em ações na Bolsa de Valores pode ser uma nova forma de adquirir renda a médio e longo prazo, ensina. “Antes disso, é interessante que as pessoas estudem um pouco sobre o mercado de ações para depois abrir uma conta em uma corretora e acompanhar o dia-a-dia do mercado em tempo real. Mais segura, ela pode começar a aplicar uma pequena quantia fixa todo mês em ações”, orienta o profissional de mercado, Wagner Caetano.


SERVIÇO

Expo Money - Hoje de 13h às 22h no Hotel Vila Galé (Av. Dioguinho, 4189). Inscrições pelo site: www.expomoney.com.br/2009, clicando no ícone "Fortaleza"
Palestras gratuitas


SAIA DO VERMELHO

- Gaste apenas 80% de que ganha todo mês

- Guarde os 20% restantes em uma poupança

- Estabeleça prioridades e venda tudo aquilo que não usa mais

- Aumente sua receita mensal usando a criatividade para encontrar novas formas de renda

- Planeje seus gatos para os próximos 12 meses, destacando a previsão do que deve ganhar e o que pretende gastar

- Acompanhe os gastos mensais a cada duas semanas para avaliar se há exageros.

- Estude o mercado de ações, abra uma conta em uma corretora e acompanhe o mercado em tempo real. Quando estiver seguro, aplique uma pequena quantia fixa todo mês em ações