01/06/2016

Fazendários acenam greve e marcam nova Assembleia Geral para o dia 10 de junho

“Já demos prazo demais ao Governo. É preciso uma ação mais enérgica”. Esse foi o sentimento externado pelos fazendários cearenses durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) ocorrida na manhã de hoje (25/5), no auditório da Sefaz. Diante do compromisso do Governo em definir o reajuste até o dia 6 de junho, em negociação com o Fórum dos Servidores (Fuaspec), a categoria decidiu convocar nova Assembleia para o dia 10 de junho. Os fazendários já acenaram que partirão para a greve caso a proposta seja insatisfatória ou não haja retorno do Governo. 

Na ocasião, o diretor para Assuntos Econômico-Tributários do Sintaf, Lúcio Maia, expôs a atualização do estudo técnico que comprova a viabilidade do reajuste reivindicado pelos servidores, de 12,67%. “O Estado teve um crescimento real de 2,5%, na sua receita tributária, no primeiro quadrimestre de 2016 (janeiro a abril), quando comparado com o mesmo período do ano de 2015. E ainda não foi incluído o total do acréscimo de receita tributária, decorrente da Lei 15.892/2015, que entrou em vigor em março de 2016. O superávit orçamentário vai continuar em mais de R$ 1 bilhão, segundo a nossa projeção”, afirmou Lúcio. “O pleito é plenamente possível, mas é preciso mobilização”, completou. 

Sobre a elevação do teto remuneratório, o diretor de Organização do Sintaf, Antonio Miranda, explicou que a minuta do projeto está pronta e a proposta é aprovar a lei de imediato com efeito financeiro futuro. O impacto seria de cerca de 1% na folha de pagamento do Estado. “Em um primeiro momento, o fazendário vai ganhar segurança jurídica. Em seguida, quem recebe acima do subsídio do Governador deixará de devolver parte do seu salário”, afirmou. Da mesma forma, os fazendários foram convocados a se engajar junto ao Sintaf na luta pela aprovação do teto remuneratório.

 

Informes

? Os fazendários foram convidados a assinar a petição pública em favor da aprovação da PEC 186, que trata da Lei Orgânica Nacional. Mais informações no site do Sintaf ? Da mesma forma, a categoria é chamada a se engajar na luta contra o PLP 257, que contém várias ameaças aos servidores públicos. Informe-se no site do Sindicato ? Arraiá dos Fazendários ocorrerá no dia 17 de junho, a partir das 21h, no Kukukaya. Os detalhes serão divulgados em breve ? O Fuaspec realiza hoje, dia 25 de maio, a partir das 14h, Ato Unificado dos Servidores Estaduais em Defesa do Reajuste Salarial, na praça localizada em frente à Torre Quixadá, na Av. Barão de Studart.

 

Fonte: Sintaf Ceará