03/06/2011

Fazendários do NE reúnem-se segunda

Fonte: Diário do Nordeste
 
Secretários estaduais vão tentar formatar um plano de Reforma Tributária a ser levado ao ministro Guido Mantega

Os secretários estaduais da Fazenda de todo o Nordeste vão reunir-se na próxima segunda-feira, 6, em Fortaleza, para tentar formatar um plano regional de Reforma Tributária, a ser levado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pelos governadores, conforme o que foi proposto pelo governador Cid Gomes. As unidades federativas nordestinas repudiam o interesse do governo federal de igualar em 2% o ICMS sobre importações. O estado de São Paulo discorda também e aponta uma alíquota de 4%. Já o governador defende 2% para os estados com maior renda per capta e 7% para os com menor renda.

"Jamais vai haver consenso (sobre a reforma tributária), mas podemos conseguir uma maioria", avaliou Cid Gomes em entrevista ao Diário do Nordeste na última dia 24 de maio, após reunião com o ministro Guido Mantega, em Brasília.

As ideias discutidas pelos secretários da Fazenda do Nordeste serão levadas à reunião dos governadores da região, prevista para ocorrer na próxima sexta-feira, 10. Dessa forma, os gestores poderão definir a proposta de reforma que será levada a Guido Mantega.

De acordo com o governador, à ocasião, o ministro ainda não tomou qualquer decisão sobre a questão. Segundo ele, Mantega ainda está ouvindo as propostas, discutindo e buscando o entendimento.

Com relação ao fundo de compensação para os estados que vão perder recursos com a Reforma Tributária, Cid Gomes afirmou que ainda não foi objeto de acordo. Até o momento, todos os governadores são unânimes ao afirmar que o governo federal precisa estabelecer medidas de compensação para os estados que perderão com a redução de alíquotas nas operações interestaduais.