09/01/2024

Janeiro branco "Roda da vida: práticas terapêuticas como um caminho de promoção para a saúde mental"

Janeiro branco

Em alusão ao janeiro branco, mês de conscientização à saúde mental, a AAFEC realizará o evento “Roda da vida: práticas terapêuticas como um caminho de promoção para a saúde mental”, no dia 11 de janeiro, às 9h, na sede da Associação.  

O evento trará a ideia de discutir a arte e práticas terapêuticas, como métodos que podem ajudar a controlar doenças e promover qualidade de vida e saúde mental. Para falar sobre o assunto contaremos com a participação da terapeuta ocupacional, Polyana Moreira; da psicóloga, Leticia Carvalho; da psicanalista, Alencássia de Abreu, da Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) e Profissional em Educação Física, Luciana Portela; e da fazendária e cantora, Wilca Hempel. 

 

Confira o perfil completo das convidadas: 

 

Luciana Portela

Lu Portela, mulher revoada em constante construção e transformação, sempre na busca de tornar seus sonhos realidade,  nordestina, filha da Juju, mãe de 4 filhas peludas, amante da arte em todas as formas.

Profissional de Educação Física, personal trainer especialista em idosos, estudante de arteterapia, coordenadora dos programas de saúde da AAFEC e fotógrafa profissional e autoral.

 

Letícia Carvalho Monteiro Leite

Mulher, nordestina, tutora de 4 gatos, apaixonada pela vida e por processos de crescimento humano. Psicóloga (CRP/11-15782) pela Universidade de Fortaleza, realiza atendimentos presenciais e on-line para adolescentes, adultos e idosos a partir da perspectiva Humanista. Possui Formação Saúde Mental, Arteterapia e Gestalt-terapia (em curso). É artista e facilitadora de oficinas com a temática arte e saúde mental.

 

Polyana Moreira Francelino

Alagoana de nascença e cearense de coração, mãe do Cauê e do Gael, amante da vida e apaixonada pelas artes, com xodó pela pela dança e pela escrita. Quanto à formação acadêmica e vida profissional é graduada em Terapia Ocupacional, tendo especialização e mestrado em Saúde da Família e há mais de dez anos atua como servidora pública no Instituto Nacional do Seguro Social. Atualmente tem voltado seus estudos para o feminino, arte e cuidado, desenvolvendo atividades em grupo para mulheres e encontra-se concluindo formação em Arteterapia.

 

Wilca Hempel

Mãe da Déborah, Maria Júlia e Álisson, como auditora fiscal, Wilca já exerceu diversas atividades de chefia em órgãos fazendários e foi homenageada pelo pioneirismo como a primeira mulher a assumir a chefia de uma Coletoria Especial, no Interior e na Capital, bem como a Presidência da Cafaz. Aposentada desde 2003 encontrou tempo para voltar a estudar, fazer Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, desenvolver novos trabalhos e praticar seus hobbies preferidos, como: a música, leitura, trabalhos manuais e outros. 

 

Alencássia Abreu

Psicanalista Alencássia de Abreu Gama, ativa nos espaços clínico hospitalar e escolar, nas cidades de Chorozinho, Horizonte, Maranguape e Fortaleza.