15/07/2016

Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê 6,7% para o aumento da folha salarial em 2017

Representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) acompanharam na manhã de hoje (14/7) as votações no Plenário da Assembleia Legislativa. A expectativa era de que a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO) fosse votada hoje, antes do recesso legislativo. O problema, segundo identificaram os membros do Fórum, é a previsão de apenas 6,7% para o aumento da folha salarial em 2017. 

Como o deputado Audic Mota (PMDB-CE) pediu vistas a projetos de lei que estavam sendo votados hoje, a proposta não entrou na pauta e a votação foi adiada. Dessa forma, a LDO voltará a ser apreciada pelas comissões e possivelmente será votada na próxima terça-feira (19). 

A coordenação do Fuaspec ressalta que o percentual de 6,7% se equipara à projeção para a inflação do próximo ano e o crescimento da folha de pagamento deverá comportar, além do reajuste salarial, promoções e contratações. “Ou seja, se esse percentual for mantido, entendemos que no próximo ano não teríamos reajuste novamente”, critica a coordenação do Fuaspec. 

Como o objetivo da LDO é traçar diretrizes, há formas de melhorar esta projeção no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2017, que deverá ser enviada à Assembleia Legislativa entre setembro e outubro. “O Governo pode inserir um crédito suplementar. Mas vai depender da mobilização dos servidores. É preciso reverter enquanto há tempo”, alerta a coordenação do Fuaspec, conclamando todos os servidores a se mobilizarem e a acompanharem os desdobramentos de perto.

Fonte: Fuaspec