12/09/2016

Luta e coragem- 15 anos do jornal AAFEC em Revista

Foi em setembro que a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará viu nascer uma nova chance dos servidores aposentados fazendários terem voz. O ano era 2001. Em seis páginas escritas, a manchete Luta e coragem destacava em letras garrafais a capa da primeira edição. 15 anos e 80 edições depois, o Informativo AAFEC, hoje, AAFEC em Revista, aniversaria renovando o compromisso com os seus associados.

 

Naquele ano, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará - AAFEC celebrava seus 15 anos de fundação. A diretoria era composta por Expedito Batista Lima (presidente), Nilson Alves de Lima (vice-presidente), Marlen de Oliveira Costa (1º secretário), Francisco Jorge de Araújo (2º secretário), Domingos Alves de Melo (1º tesoureiro), Nelson Calixto Moreira (2º tesoureiro), José Pereira de Albuquerque (Bibliotecário), Antonio Idalmir Carvalho Feitosa (Orador oficial) e Manoel Aguiar de Arruda (Relações Públicas). Eles tinham inaugurado há poucos meses a sede oficial da AAFEC. Era uma gestão marcada de muitas realizações. 

 

As primeiras páginas do jornal tratavam da criação do Informativo AAFEC com textos dos associados Idalmir Feitosa, Carlos Alberto de Mendonça, Pereira de Albuquerque e outros. “A criação do jornal da AAFEC é mais uma semente que, plantada com vigor dos nossos sentimentos, será regada por todos os associados como verdadeiros jardineiros de Deus [...]”, dizia Idalmir no seu artigo. No editorial, o presidente na época, Expedito Batista fala da missão e a importância de levar informação aos associados por meio deste jornal. 

 

O que veio antes: Gazeta da AIFEC

Ainda na primeira edição do Informativo AAFEC, Carlos Alberto Mendonça, conhecido como “Major”, também escreveu sobre a importância do jornal informativo e lembrou-se de outra publicação anterior ao Informativo AAFEC, o jornal Gazeta da AIFEC, lançado em agosto de 1989, dois anos após a fundação da Associação dos Inativos Fazendários do Estado do Ceará - AIFEC, que depois se denominou Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará - AAFEC. 

 

O jornal Gazeta era produzido pelos próprios associados e contava com a colaboração de um profissional em comunicação. Era mantido por pequenas contribuições dos associados e patrocínios em troca de propagandas veiculadas nas quatro páginas do jornal. As edições eram esporádicas, saiam quando os associados conseguiam reunir materiais e contribuições para produzir as tiragens. 

 

Segundo Major, qualquer um destes informativos tem total importância para os associados da AAFEC, pois são ferramentas de comunicação e voz dos aposentados fazendários. “É muito importante ter esse jornal na AAFEC, qualquer órgão precisa. Isso une os associados e alimenta a presença das pessoas mesmo que não estejam presentes”, ressalta.    

 

Desde o princípio 

De lá para cá, várias gestões se passaram e muitos associados contribuíram para que a informação chegasse aos aposentados, mas podemos destacar um associado que desde a criação do Gazeta colabora com a comunicação entre AAFEC e associados: José Pereira de Albuquerque. Ele sempre colaborou com a Associação e até hoje se mantém firme nessa mesma missão. No Gazeta, era ele quem escrevia o editorial; no Informativo AAFEC, era bibliotecário membro da diretoria, e agora, no AAFEC em Revista, realiza a revisão geral do jornal. “Aposentei-me e fui convidado por Major para colaborar, e o Gazeta foi meu primeiro trabalho. Eu gosto de contribuir na comunicação”, relata Pereira de Albuquerque.   

 

O informativo hoje

Hoje, celebramos os 15 anos do Informativo AAFEC: muita coisa mudou, o jornal cresceu e até mudou de nome. Hoje temos o AAFEC em Revista, produzido pela diretoria de Cultura, Divulgação e Lazer, atualmente sob os cuidados da aposentada Juanita Mota de Lima. Os associados participam com a colaboração de poemas, artigos,  su-gestões e ideias que sempre são bem vindas. E o que antes eram seis páginas, agora, hoje há edições que chegam a mais de uma dezena de páginas com conteúdos de interesse dos associados e da classe fazendária. 

 

E para homenagear aqueles que contribuíram e fizeram com que esta revista fosse a voz dos aposentados até hoje, a AAFEC realiza do dia 13 de setembro a 14 de outubro, em sua sede, a exposição “80 edições”. Convidamos a todos para prestigiar e relembrar momentos memoráveis.

 

Fonte: Jornal informativo AAFEC em Revista