28/12/2016

Nota de falecimento: Manoel do Nascimento Oliveira

É com grande pesar que a Diretoria Colegiada comunica o falecimento do diretor ouvidor da AAFEC e delegado sindical do Sintaf, Manoel do Nascimento Oliveira. Seu Manoelzinho, como era conhecido pelos amigos, faleceu na manhã desta quarta-feira (28/12). 

O velório acontecerá hoje (28), às 16h, na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 - Aldeota, Fortaleza – CE) e o sepultamento será amanhã (29), às 10h no Cemitério Parque da Paz (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454 - Passaré Fortaleza-CE), havendo antes, às 8h, a missa de corpo presente na Ethernus.

A Diretoria da AAFEC decretou luto oficial para esta quinta-feira (29), por isso não haverá expediente na Associação.  

A Diretoria do Sintaf se solidariza junto à família e amigos de seu Manoelzinho neste momento de dor e saudade.

 

Perfil: Manoel do Nascimento Oliveira 

A edição nº 57 da revista Fala Fisco, publicada pelo Sintaf em outubro de 2015, trouxe o perfil do seu Manoelzinho. Confira: 

São quase 90 anos de vida e muitas experiências a contar. Manoel do Nascimento Oliveira, mais conhecido como seu Manoelzinho, é fazendário aposentado, atuante nas militâncias sindicais e sempre presente nos assuntos ligados ao Fisco. 

Contratado provisoriamente por volta de 1960, sua primeira função na Secretária da Fazenda foi como escrivão. Ali passou cerca de três anos até ser nomeado e efetivado em 1964 para o cargo, devido ao reconhecimento do Governo da época (Virgílio Távora acabava de assumir o governo) pelos seus serviços prestados à Coletoria.  

Com a nomeação passou pelo Trânsito, pela fiscalização e chegou a Chefe de Posto, cargo que ocupou até 1994 quando se aposentou. Mas a aposentadoria não foi motivo para seu desligamento. Aposentou-se, porém se manteve na luta sindical sempre junto ao Sintaf e a AAFEC, entidades que ele viu nascer quando ainda atuava em suas funções na Sefaz. 

Sempre acompanhado de sua esposa Teresinha, é presença constante nas assembleias, eventos, seminários e atividades da categoria, até mesmo nos movimentos grevistas, do qual faz questão de participar, dando assim apoio a classe. Questionado se ele pretende parar, ele é taxativo: nunca. 

Atualmente ocupa a função de Delegado Sindical do Sintaf e é Diretor da AAFEC, tendo sido destaque pela assiduidade nas reuniões como diretor. Seu Manoelzinho ainda dá expediente na Ouvidoria da AAFEC durante dois dias da semana, atendendo aos colegas. A receita para conseguir administrar tudo isso? Seu Manoelzinho explica: o trabalho! “Não consigo ficar parado, tenho a necessidade de estar junto aos colegas, atuando pela categoria”, enfatiza, lembrando que só se aposentou porque foi “obrigado” pela lei. 

Aliás, este é outro ponto marcante dele. Sua participação não se resume a expectador. Em reuniões está sempre falando pelos aposentados, buscando a atuação dos colegas. “Gostaria muito que os amigos aposentados participassem mais. Não é porque a aposentadoria chegou que precisamos nos afastar da carreira. Devemos lutar pela classe. A Fazenda é meu segundo lar, vou sempre atuar em prol de todos os colegas” finaliza.

Fonte: Sintaf Ceará