13/09/2011

Nova intervenção no trânsito na Aldeota

Fonte: Diário do Nordeste
 
Rua Padre Valdevino passará por obras de drenagem da Prefeitura; intervenções irão até a Avenida Aguanambi

Mais uma intervenção está prevista para acontecer na Aldeota. A Rua Padre Valdevino será novamente alvo das obras de drenagem da Prefeitura de Fortaleza, que devem ter início na sexta-feira, dia 16. A Rua João Brígido será a via que receberá o tráfego oriundo da Padre Valdevino.

O coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, explicou que a interdição compreenderá o trecho que vai da Rua Oswaldo Cruz à Rua José Lourenço, e deve durar 120 dias, ou seja, quatro meses. "O primeiro trecho a ser trabalhado será da Oswaldo Cruz à Tibúrcio Cavalcante. É importante frisar que nenhuma das vias transversais sofrerá interdição", explicou Lustosa.

O coordenador informou que a obra corresponde as adaptações feitas para construção do corredor de transportes que interligará os terminais do Antônio Bezerra e Papicu.

A população local espera que os prazos da intervenção sejam respeitados. Como exemplo de atraso, o comerciante Francisco Gomes, 50 anos, aponta o trecho das ruas Padre Valdevino e Oswaldo Cruz. "Na época, eles fecharam o trecho para o trânsito, mas durante um mês as obras do Transfor não tiveram avanço, a gente não via um operário", reclamou.

Ao todo, oito linhas de transporte coletivo, que passam pelo trecho, terão o percurso modificado nesses quatro meses. São elas: 03-Paupina/Pici, 06-Edson Queiroz/Barra do Ceará, 012-Circular II, 037-Cj Ceará/Aldeota (Corujão), 074- Antônio Bezerra/Unifor, 076-Cj Ceará/Aldeota, 079-Antônio Bezerra/Náutico, 702- Av. Antônio Sales/Dionísio Torres.

A rota alternativa feita por elas percorrerá as ruas Oswaldo Cruz, João Brígido e Doutor José Lourenço. Segundo Daniel Lustosa, a comunicação e orientação ao público atingido pelas mudanças será feita por meio de panfletagem pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza, Ceará (AMC). "Em cada ponto, teremos postos avançado da AMC para orientação do público", informou.

Para se ter uma ideia do fluxo diário, somente no trecho entre Nunes Valente e José Vilar, o volume é de 19.600 veículos. No horário de pico, que vai das 17h30 às 18h30, chega a 1.200 veículos por hora.

As intervenções na Padre Valdevino vão até a Avenida Aguanambi. O último percurso a ser interrompido, daqui a quatro, meses será justamente o trecho da Rua Doutor José Lourenço até a Avenida Aguanambi.

"Nesse percurso, também usaremos a metodologia executiva, que é a execução da obra de quarteirão por quarteirão garantindo o acesso da população local e assim minimizando os transtornos", disse Lustosa.

No primeiro semestre deste ano, a via já tinha sido interditada para o mesmo objetivo. Na época, o trecho atingido foi o das ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino, no trecho entre a Monsenhor Catão Mamede a Oswaldo Cruz.

A intervenção, realizada pelo Transfor, inclui serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e também sinalização em toda a extensão da rua.

Congestionamentos

Os trabalhos, executados exatamente para desafogar o trânsito e dotar a Capital de um sistema de drenagem que protege contras as enchentes, são os que provocam congestionamentos, confusão, acidentes, reclamações e, em alguns pontos, dão um verdadeiro nó no fluxo.

Para este semestre um pacote de obras e interdições já estavam previstas desde Junho. São elas a Avenida Pontes Vieira, em toda a sua extensão até o viaduto da 13 de Maio; a Rua Costa Barros; o trecho da Padre Valdevino; a Rua Oswaldo Cruz até a Rua Doutor José Lourenço; e o cruzamento das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior.

A previsão para a conclusão das obras de restauração na Rua Costa Barros, entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Ildefonso Albano é de 150 dias. Porém, a população não acredita. "O trabalho anda muito lento. Espero que esteja concluído até dezembro", declarou o comerciante Francisco de Araújo, 52 anos.

THAYS LAVOR
REPÓRTER