19/02/2016

Paralisação geral: Servidores públicos estaduais não aceitam mais perdas salariais

Na edição de hoje (18/02) do jornal O Povo, 1º caderno, editoria Cotidiano, pág. 05, diversas entidades que apoiam o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) subscrevem nota à sociedade na qual expressam os motivos que levaram as categorias a decidir pela PARALISAÇÃO GERAL marcada para os próximos dias 23 e 24 de fevereiro.

Confira o teor da nota:

 

PARALISAÇÃO GERAL

Servidores públicos estaduais não aceitam mais perdas salariais. 

Os servidores estaduais enfrentam neste momento mais um ataque aos seus direitos. O não reajuste dos salários em 1º de janeiro deste ano impôs, desde já, mais perdas aos vencimentos dos trabalhadores, que já sofreram 57% de defasagem de 1999 a 2015. 

Data base é lei e deve ser cumprida (artigo 6º da Lei nº 14.867/2011). A manutenção do poder aquisitivo com reposição de inflação é obrigação do Estado. Os ajustes fiscais devem ser feitos sem penalizar o servidor público e nem comprometer as atividades essenciais do Estado, como saúde, educação, segurança, dentre outras. 

É por essa razão que os servidores públicos estaduais irão paralisar suas atividades nos dias 23 e 24 de fevereiro com o objetivo de abrir as negociações com o Governo em torno da campanha salarial 2016.  

O reajuste solicitado pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) é de 12,67% – ou seja, 10,67% referente à inflação do ano passado, mais 2% de reposição de parte das perdas salariais relativas ao período de 1999 a 2015. O reajuste é viável. Basta o Estado analisar a proposta feita pela assessoria técnica do Fuaspec para o incremento da arrecadação, sem aumento de carga tributária, já entregue ao Governo do Estado. 

A paralisação é o último recurso dos servidores. Foram várias as tentativas de audiência com o governador Camilo Santana desde setembro do ano passado, sem sucesso até o momento. Na última Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), ocorrida em janeiro, representantes do Governo não deram nenhuma resposta concreta à reivindicação dos trabalhadores. 

Os servidores não aceitarão mais perdas salariais! 

 

23 e 24 de fevereiro de 2016

Paralisação dos Servidores Públicos Estaduais

Dia 23, ato a partir das 8h no Palácio da Abolição

Dia 24, ato a partir das 8h na Assembleia Legislativa

Fonte: Sintaf/Ce.