23/03/2017

Reajuste de 2% não recompõe nem a inflação de 2016

Depois de mais um processo de campanha salarial do servidor público estadual, iniciado em novembro do ano passado, o governo concedeu o reajuste irrisório de 2% para os servidores que recebem acima do piso salarial. 

Diante da pouca mobilização dos trabalhadores, o governo percebeu que não haveria luta, e concedeu o índice que desejou, de acordo com seus interesses.    

O Sintaf, que compõe a coordenação do Fórum Unificado dos Servidores Estaduais (Fuaspec), participou ativamente de várias iniciativas, como mobilizações na Assembleia Legislativa, reuniões com lideranças do governo e deputados, articulação de emendas, audiências públicas, enfim, diversas ações com o objetivo de melhorar o índice – o que não aconteceu. 

Com base em informações e dados oficiais, o Sintaf demonstrou tecnicamente que o Estado do Ceará tem condições de conceder, pelo menos, o reajuste da inflação de 2016 (6,29%) para todos os servidores.  

Somente no Governo Camilo Santana, os servidores estaduais que recebem acima do piso salarial irão amargar uma perda de 15,63% (IPCA acumulado no período, de 17,63%, menos 2% reajuste) no poder aquisitivo de seus vencimentos, isto sem contar o aumento da alíquota da Previdência. 

De forma responsável, o Sintaf fez a sua parte e compôs a luta conjunta dos servidores estaduais, em consonância com os anseios da categoria e deliberações em assembleia. Em nenhum momento o estudo técnico do Sindicato foi questionado, o que demonstra a falta de vontade política do Governo para cumprir o direito dos trabalhadores – ou, no mínimo, inversão de prioridades, já que a desvalorização dos servidores impacta negativamente na qualidade do serviço público ofertado à população. 

 

Luta pelas demandas específicas da categoria continua 

A Diretoria do Sintaf continua se articulando em torno das demandas específicas da categoria fazendária, que estão em negociação com o Governo: regulamentação do teto remuneratório, incorporação do piso do PDF, pagamento das diferenças do PDF e Lei orgânica da Administração Fazendária.  

De acordo com o compromisso assumido pelo governo, a proposta de emenda para a regulamentação do teto remuneratório dos servidores estaduais será enviada ainda este mês para a Assembleia Legislativa.  

No entanto, a Diretoria reforça que nenhuma conquista da categoria fazendária foi concedida sem luta. Portanto, todos os servidores são convocados à mobilização para fazer valer os pleitos específicos. 

Outra demanda importante da categoria é a aprovação da Lei que autoriza o pagamento de gratificação para titulação de pós-graduação cursada no exterior. O projeto já foi enviado para a AL, inclusive o Sintaf já encaminhou recentemente a justificativa para tal projeto, entregue em mãos para a abertura do processo. 

O Sintaf continuará lutando na defesa de direitos e ampliação das conquistas de toda a categoria fazendária. Somente com união e mobilização é possível avançar nas negociações. #SintafNaLuta.

 

Fonte: Sintaf/ Ce