16/06/2016

Saiba o que rolou no encontro de junho

A Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC realizou no dia 14 de junho de 2016, às 9h30 em sua sede a reunião mensal de junho. O encontro reuniu associados, familiares e entidades parceiras com o propósito de promover a integração e a informação aos que estavam presente. 

Para iniciar o encontro, a diretora de Cultura, Divulgação e Lazer, Juanita Mota convidou para compor a mesa os diretores presentes e fazendários das entidades parceiras: Ubiratan Souza Fontenele (Bira) representando o Sindicato dos Fazendários do Ceará- SINTAF e Marcus Augusto Silva Ferreira, representando a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais- CAFAZ. 

A presidente da Associação, Elenilda dos Santos iniciou agradecendo a presença de todos e ressaltou a participação dos aposentados na luta pelo reajuste linear para todos os servidores. Em sua fala, ela lembrou que aposentadoria não é sinônimo de ficar em casa, sedentário. Precisam ao menos participar das atividades da AAFEC que acontecem diariamente. 

O representante do Sintaf, Bira, deu continuidade ao assunto iniciado por Elenilda sobre os detalhes da luta dos servidores públicos do Ceará. Segundo ele, houve no dia 6 de junho uma reunião com o Governador Camilo Santana e o secretário da Fazenda, Mauro Filho, dois dias depois. A categoria levou a proposta para discutir com o governador, no entanto ele não acatou a reivindicação de reajuste linear para todos os servidores e remeteu as negociações para as mesas específicas.

Sendo assim, aos fazendários, o governador acolheu algumas demandas, a saber: equiparação do teto remuneratório dos servidores do Poder Executivo ao patamar de 90,25% do subsídio dos ministros do STF; incorporação do piso do PDF ao vencimento; aprovação da Lei Orgânica do Fisco Estadual; instituição do Adicional de Risco de Vida para todos os fazendários da carreira da Administração Fazendária e pagamento das diferenças do PDF incidentes sobre 13º salário e adicional de férias desde 2007. Embora os pleitos atendidos, não foram discutidos o auxílio funeral e seguro de vida dos servidores aposentados, mas o assunto será pauta nas próximas mesas de negociações. 

Marcos Augusto, presidente da CAFAZ em sua fala anunciou um novo ponto de atendimento da CAFAZ Saúde no prédio ao lado da AAFEC. Ele ainda adiantou que as obras para a reforma do prédio já estão acontecendo. Outro assunto citado por Marcos foi à adesão da Cafaz à campanha Parto adequado, que incentiva mulheres a fazerem parto normal.