31/07/2015

Segunda e última chamada da ID Funcional

O agendamento da segunda e última chamada do Projeto Identidade Funcional para os servidores ativos, inativos e pensionistas do Governo do Estado, residentes ou lotados em Fortaleza ou Região Metropolitana, foi iniciado na última segunda-feira, 20 de julho. A Identificação Funcional Biométrica é obrigatória e o não comparecimento poderá resultar na suspensão do pagamento ou benefício pelo Governo do Estado.

 

1) Quem deve fazer o cadastro biométrico?

No primeiro momento, os servidores ativos, aposentados e pensionistas residentes ou lotados em Fortaleza e nos 14 municípios da Região Metropolitana. São eles: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Os servidores devem buscar informações de seu agendamento no site www.idfuncional.ce.gov.br.

2) Como é feito o cadastro biométrico?

O cadastro é feito por meio de coleta de impressão digital, fotografia por meio digital e confirmação de dados pessoais básicos. Os documentos necessários para realizar o cadastro são os originais do RG e CPF. Não é necessário tirar cópia da documentação.

3) Se ele não puder comparecer neste dia, o que faz?

É necessário clicar em “Formulário de Impossibilidade de Comparecimento”, no site www.idfuncional.ce.gov.br, preencher o formulário informando o motivo e enviar. Seu cadastro biométrico será remarcado pela segunda e última vez.

4) Deverei ir até a CPREV para fazer minha identificação?

Não. O atendimento do Projeto é realizado em postos específicos, sempre o mais próximo possível de sua residência. Os aposentados e pensionistas devem acessar o site www.idfuncional.ce.gov.br ou ligar para 155 para se informar sobre a data, horário e local em que devem comparecer.

5) O projeto já começou e eu ainda não fui agendado. O que devo fazer?

Todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas que são lotados ou residentes em Fortaleza e Região Metropolitana terão a oportunidade de fazer o cadastramento. Caso o aposentado ou pensionista ainda não tenha sido agendado, aguarde sua vez e consulte semanalmente o seu agendamento.

6) Quem tem mais de uma matrícula, deve fazer o cadastro biométrico mais de uma vez? E a confirmação dos dados, como será?

Sim. O cadastro será feito para cada número de ID Funcional atribuído a pessoa. A validação de seus dados será pelo site www.idfuncional.ce.gov.br.

7) Tenho impossibilidade de locomoção e não poderei comparecer ao local agendado. Como devo proceder?

O aposentado ou pensionista deve preencher o “Formulário de Impossibilidade de Comparecimento”, selecionando a opção “Servidor Inativo ou Pensionista Impossibilitado de Locomoção”, disponível no site www.idfuncional.ce.gov.br, comunicando a situação. O mesmo será reagendado para a segunda chamada. Caso a impossibilidade permaneça, deverá ser preenchido novamente o formulário de impossibilidade de comparecimento, selecionando a mesma opção. Após o encerramento das duas chamadas, a SEPLAG tomará as medidas cabíveis.

8) Quais documentos preciso levar para me cadastrar?

RG e CPF originais. Não é necessário levar cópia dos documentos.

9) Quando e como as pessoas que moram fora de Fortaleza e Região Metropolitana farão a Identidade Funcional?

A informação para esse público também será por meio do site www.idfuncional.ce.gov.br. No primeiro momento, serão chamados somente os servidores ativos, aposentados e pensionistas de Fortaleza e Região Metropolitana.

10) Como posso obter mais informações ou tirar outras dúvidas sobre esse projeto?

Por meio do telefone 155 da Ouvidoria do Estado ou pelo site www.idfuncional.ce.gov.br

Fonte - adaptado: http://www.idfuncional.ce.gov.br/